segunda-feira, 13 de março de 2017

CORRIDA DE RUA- INÍCIO



Nestes três anos cobrindo jornalisticamente as corridas de rua e suas derivações noto que sempre há aquele indivíduo iniciante que busca o emagrecimento ou uma vida saudável.

E como todo iniciante chega cheio de vontade e convicto que está apto a encarar uma maratona, mas é ai que mora o perigo. O atleta iniciante precisa de algumas recomendações antes de sair correndo, uma consulta com o cardiologista é fundamental, depois um bom calçado esportivo e disciplina.

Outro cuidado são com as informações gratuitas na internet, planilhas, treinamentos lembre-se que você ainda é um novato e não tenham vergonha de serem, todos os atletas amador ou profissional já passaram por isso.

Pensando nos novatos que nós do Correndo Juntos consultamos o atleta e professor de Educação Física Eder Vaz para dar algumas dicas fundamentais nessa nova etapa da sua vida.

CJ-Eder o que você pode dizer para quem está começando?

Eder Vaz- Uma avaliação médica é fundamental depois é ter disposição e disciplina. Todo começo devemos fazer um treino de adaptação para começar de forma consciente e prazerosa, evitando experiências terríveis sem orientação e no dia seguinte ficando dolorido e já pensando em desistir de correr.

CJ- Alinhar uma sequencia de treinos com uma boa alimentação ajuda?

Eder Vaz- Com certeza, assim como avaliação médica, o acompanhamento da nutricionista alinhado com o profissional de educação física tudo isso facilitará o atleta alcançar seus objetivos de forma consciente e sem traumas.

CJ- Mas e meu desempenho?

Eder Vaz- É muito natural o iniciante querer desempenho rápido, por isso recomendamos que a pessoa não se cobre tanto neste inicio, uma boa caminhada, pequenos trotes até uma corrida leve irão preparar este atleta.   Para ter um melhor desempenho é muito importante, fazer uma sequência de treino com objetivos e metas que deverão ser buscadas diariamente.

CJ- Com qual frequência devo treinar

Eder Vaz- Para que a atividade física realmente proporcione resultado, o ideal é que na fase de inicial de adaptação  pratique entre 2 à 3 vezes por semana, independentemente se você faça treinos pela manhã (antes de ir trabalhar) ou à noite (depois do trabalho), reserve ao menos uma hora por dia para realizar seus treinos. Um exemplo de periodização semanal para treino de adaptação Segunda, Quarta e Sexta ou Terça e Quinta.

CJ- Existe alguns riscos?

Eder Vaz- Sim e é preciso tomar alguns cuidados, o  local do treinamento não é tão simples quanto parece, o terreno, a elevação, o tamanho, tudo isso influencia no seu treino. Neste período de adaptação, escolha um local que não tenha muitas subidas e descidas, lembre-se que é uma fase que a intensidade é leve e que você vai começar a aprender a correr. 

Nessa fase foque nos educativos de corrida e procure trabalhar sua respiração e fortalecer seu corpo para melhorar sua corrida e evitar lesões, e procure treinar longe do asfalto, e sempre respeite seu corpo e saiba seus limites.

CJ- O que devo comer antes de treinar, ou é melhor treinar em jejum?

Eder Vaz- A alimentação é muito importante e não devemos correr em jejum, a corrida é uma atividade aeróbica que consome muita energia, portanto, para evitar fraqueza, queda brusca da glicemia ou até queda de pressão, se alimente de forma adequada antes do treino. Uma dica útil é comer alimentos que contenha carboidrato de fácil digestão até duas horas antes. Hidratação é essencial, não deixe de beber água antes, e a cada 20 minutos e principalmente depois do treino, e lembre-se sempre de procurar um bom profissional.
                                                                                         
Atleta e Educador Físico Eder Vaz
CREF 5194 G/MS

Bons Treinos!


Nenhum comentário:

Postar um comentário