quinta-feira, 31 de março de 2016

Dividindo pensamentos: A corrida de rua e o comportamento dos brasileiros

O pensamento é muito comum. Bem mais do que gostaríamos.


Adora criticar o governo, colocar a culpa de tudo o que ocorre em quem está no comando. Compartilhar mentiras como se fossem verdades. Sem no mínimo ler ou pensar. Escreve nas redes sociais que não elegeu A ou B. Mas nem se recorda em quem votou para deputado estadual, federal, vereador… ou seja, conhece muito bem o sistema de governo brasileiro!

Se pode sonegar impostos, não pensa duas vezes. O Imposto de Renda que se dane.

Furar fila, então… Beber e dirigir, qual o problema? Foram só dois chopes ou duas taças de vinho. Ou até mais, mas estou ótimo.

Radar de velocidade? É só acelerar entre eles e frear um pouco antes dos equipamentos. Para quê parar em semáforo vermelho ou privilegiar o pedestre nas faixas de segurança? Ligar seta, ser educado? Placa de pare, serve para o que mesmo? Se você questiona, ouve um: “Ah, não me venha com esse papo”. Isso porque é melhor não escrever algumas palavras aqui no blog.

Quando a decisão me interessa, vai ao encontro dos meus pensamentos, tudo é maravilhoso. Se não concordo, houve sacanagem, roubo, interesse, dinheiro envolvido… e os mitos vão sendo criados.

Por que pagar inscrição se posso correr de “pipoca” e pegar medalha no final? Acha que está fazendo um “protesto”, mas desrespeita quem está ao lado e concordou com as regras. Pegar o chip ou número de outro? Usar o “avô” ou a “avó” para ter 50% de desconto e sacanear um direito recente dos idosos, de quem realmente precisa e merece? Tudo isso é “legal”, motivo de “comemoração”. E isso inclui organizadores que não respeitam os clientes, ou melhor, os corredores.

O pior de tudo: sempre se acha com razão. É capaz de disparar inúmeros argumentos, a maioria, sem fundamento algum ou facilmente derrubáveis do ponto de vista ético. Para não se aprofundar na questão legal.

A corrida de rua é exatamente o exemplo do comportamento do brasileiro. Sem tirar nem pôr. Não sei porque muitos ficam tão indignados. É só olharmos ao nosso redor, que a explicação “cai no colo”. Infelizmente.

Por André Savazoni/ revista Contra Relógio

terça-feira, 29 de março de 2016

PGM #11 - Papo de Corredor - Carlos Dias





Vida de Corredor e as principais lesões, como evitá-las?



Olá corredores tudo bem, hoje voltaremos a falar de como respeitar seu corpo e evitar as temidas lesões que preocupa os corredores. As principais lesões em corredores são:

-Síndrome da banda iliotibial: É uma inflamação causada pelo atrito da banda iliotibial com a lateral do fêmur, e geralmente causa dores na lateral do joelho. 

-Canelite: Inflamação no tecido que recobre a tíbia e provoca dores na canela. 

-Fascite plantar: Inflamação da fáscia plantar — tecido que une o calcanhar aos dedos e serve para proteger os ossos do pé — que gera dores na sola.

-Tendinite no tendão de Aquiles: Inflamação no tendão que liga o músculo da panturrilha ao calcanhar.  

-Fratura: por estresse Micro fraturas que ocorrem por causa do desgaste ósseo, geralmente acontecem nos pés, na tíbia e no fêmur. 

-Distensão muscular:  É o rompimento das fibras musculares, ocorre principalmente na panturrilha e nos músculos da coxa. 

-Condromalácia patelar: Dor no joelho provocada pelo atrito entre o osso do fêmur e a patela. Acontece quando a cartilagem patelar não está em perfeitas condições.

Existe dois tipos de corredores: os que já se lesionaram e os que ainda vão se lesionar. Isso pode parecer exagerado e cruel, mas essa é a realidade. Essas lesões podem estar ligadas a questões do próprio corredor:  como anatomia, biomecânica, nutrição, parte hormonal, nível de fadiga, hidratação e parâmetros bioquímicos e também a fatores relacionados ao treinamento, como volume, intensidade, periodização, tipo de superfície e equipamentos.  

E para evitar essas lesões devemos fazer os famosos Educativos de corrida, fortalecimento geral, usar as vestimentas certas, estar em dia com exames médicos e nutricional e lógico sempre respeite seus limites independente da fase de treinamento que você esteja, preste atenção no seu corpo e faça as atividade de maneira consciente e correta e de preferência com o acompanhamento de um profissional. 

A qualquer sinal de mal estar ou alguma dor anormal, pare o treino e procure se restabelecer, nunca tente acompanhar o ritmo de outras pessoas, cada um tem seu ritmo e condicionamento e cada um tem seu objetivo. Sentir desconforto é normal saiba distinguir o mal estar do desconforto, a corrida acelera seu batimento cardíaco e proporciona muitas alterações fisiológicas durante o treino, a respiração fica difícil, a fadiga muscular aparece, e o seu corpo desidrata.

Boa dica também e acrescentar aos treinos a natação, pois pode ajudar na recuperação da musculatura e evitar lesões.   

Dicas do professor Eder Vaz CREF 5194 G/MS



Bons treinos!
        



segunda-feira, 28 de março de 2016

O 1º Treino Cross Run com cara de corrida que alegrou a todos


Foto Paulo Roberto Donato
Salve corredores!

No último sábado (26), aconteceu em Rochedinho (MS), distrito que fica cerca de quinze quilômetros da capital Campo Grande (MS), o 1º Treino Cross Run, corrida em terra. O contato direto com a natureza e as adversidades do terreno são alguns dos chamarizes. Este tipo de modalidade vem crescendo muito no Brasil, e em nosso estado.

As inscrições foram limitadas e 150 atletas participaram deste evento, com numeração de peito e chip de cronometragem a galera não deu mole e correram pra valer o percurso de 8km, que ofereceu de tudo, tudo mesmo, pedra, areia, barro,  riacho, subidas e obstáculos naturais que engrandeceu o treino que mais se parecia com uma corrida.

Em todo o trajeto havia os “staff”, um grupo de pedal (ciclistas), que deu apoio na orientação e ajuda em caso de algum atleta precisa-se, a largada foi às 16h como havia chovido muito um dia antes a trilha estava compacta e em alguns trechos muito barro, mas a travessia do riacho foi a parte mais emocionante, e quem passou primeiro não encontrou dificuldades, mas a medida que os atletas iam passando a trilha ia ficando mais pesada por conta do barro.

“Apesar do terreno irregular, e perigoso gostei deste contato com a natureza e o ar puro”, relatou a jornalista Teca Silva.

A organização teve o cuidado para que os pontos de hidratação oferecesse água gelada aos atletas e não faltaram elogios de todos que participaram, no final uma medalha e premiação para os primeiros colocados e sorteios de brindes.

Mesmo os já acostumados com as corridas em trilhas aprovaram este percurso. De acordo com os responsáveis da empresa A4 sports já esta sendo planejada uma corrida em trilha nestes mesmos moldes.


Resultado Cardoso Sports









Atleta de elite mostra a barriga pós-parto para incentivar outras mulheres


Muitas mulheres, após darem à luz, fazem tudo para esconder os efeitos da gravidez no corpo. Mas a atleta profissional Stephanie Bruce, de 32 anos, está indo na contramão. Com um filho de menos de dois anos e outro de seis meses, a americana tem inspirado outras mães ao compartilhar sua rotina de treinos e mostrar sua forma atual.

Stephanie é uma atleta de elite do Arizona e está treinando para correr nas Olimpíadas do Rio. Em vez de esconder aquilo que ela chama de “barriguinha de mamãe”, ela usa as mesmas roupas de treino de antes das gestações. A atleta também costuma publicar mensagens positivas que incentivam as seguidoras a aceitar suas “imperfeições”.
“Peço desculpas aos que acham essa foto grotesca, mas o lance é #SerReal. Eu tenho um caso grave de diástase gestacional [afastamento dos músculos] e estrias por ter tido dois bebês em 15 meses”, escreveu a americana.
“Eu tenho consciência, mas você ainda vai me ver balançando minha barriguinha com meu sutiã esportivo e kit de corrida até meu corpo ficar pronto. Por favor, sintam-se confiantes para publicar fotos de seus corpos”, incentiva a mulher.

A atitude positiva de Stephanie Bruce está fazendo a atleta aumentar o número de fãs nas redes. O perfil dela no Instagram já ultrapassou os 25 mil seguidores.

fonte: Extra.globo.com

quarta-feira, 23 de março de 2016

Participe Do Desafio 12h Das Capitais - Etapa Campo Grande



No próximo sábado (26) acontece a Etapa Campo Grande do Desafio das Capitais com o Ultramaratonista Carlos Dias. Ele vai correr por 12h, das 08h às 20h no Parque das Nações Indígenas e vamos acompanhá-lo neste desafio! 

O evento visa arrecadar fundos para o Hospital do Câncer Infantil GRAACC e qualquer pessoa pode participar. A camiseta do evento será vendida por 70,00 reais e parte do valor será doado ao hospital. Você pode correr com o Carlos por quantos km's ou por quanto tempo quiser. Faça seu desafio e ajude esta causa!

Mais informações www.carlosdiasultra.com.br


segunda-feira, 21 de março de 2016

5ªCorrida das Águas precisou de muita água para amenizar o forte calor durante a prova

Corredores encararam o forte calor na 5ª edição da Corrida as Águas. Foto Roberto Ajala (CorridasMS)

A quinta edição da já tradicional corrida das águas promovida pelas Águas Guariroba, concessionária de água e esgoto de Campo Grande (MS), a prova reuniu atletas apaixonados por corrida de rua neste último domingo (20), eles correram em dois percursos de 5km e 10km, além da caminhada.

Esta corrida já se confirmou no calendário campo-grandense e abre a semana festiva do dia Mundial da Água, 22 de março, o forte calor na manhã de domingo não desanimou os atletas e encararam o percurso sob um calor de 29ºC.

A largada foi em frente da sede da empresa na Rua Antonio Maria Coelho e seguiu pela Avenida Nelly Martins (Via Park), logo nos primeiros quilômetros os atletas tiveram que encarar uma subida “puxada” na Rua Ivan Fernandes Pereira, que deu acesso à Avenida Afonso Pena, no retorno a dificuldade ficou por conta do forte calor.

Em todo o trajeto havia pontos de hidratação com água gelada, e dois chuveirões que já é marca registrada desta prova. E no final isotônico, água e frutas.

E para espantar o calor no final a galera caiu nos chafarizes da empresa, essa corrida é muito divertida e gostosa de participar.

“Não gostamos de reclamar, mas alguém precisa falar!”

O propósito do blog sempre foi incentivar e promover este esporte maravilhoso, defender o atleta amador e principalmente valorizar os profissionais. Não somos os chatos que reclamam por reclamar, “e já tem muito organizador fazendo cara feia pra nós”, fazemos as nossas anotações e ouvimos as opiniões dos atletas que participam das corridas.

A concessionária fez sorteios de brindes e são bons estes brindes para os atletas em geral, mas pra quem quer incentivar o esporte precisa rever alguns conceitos.

De acordo com a organização foram mil e quarenta inscritos, mas apenas novecentos e noventa e uns compareceram e participaram. 

Por quê? Porque essa prova não premia em dinheiro os atletas profissionais, que deixam de participar, e com isso a corrida perde um pouco o brilho que ela vem conquistando. “Fica a dica para o ano que vem!”


Mais fotos em Facebook/Corridasms


quinta-feira, 17 de março de 2016

Caminhar para depois correr, a caminhada e seus beneficios

Caminhar na companhia de amigos ajuda a manter a motivação. (Foto Marcelo Vitor)

Correr é sabidamente uma atividade fácil e acessível a praticamente todas as pessoas e idades.A porta de entrada para muitas pessoas que querem aderir a um estilo de vida mais saudável é a caminhada. E isso ótimo!

Cada um tem seu objetivo, mas se o objetivo for apenas correr numa boa, sem forçar, então é ainda menos complicado. Mas apesar dessa facilidade, nem todos gostam de correr; preferem caminhar.

Segundo estudo publicado pela ATVB (Arteriosclerosis, Thrombosis and Vascular Biology), a caminhada tem os mesmo benefícios que a corrida para saúde, mesmo que a intensidade seja diferente. A pesquisa foi feita com mais de 45.000 pessoas e mostrou que andar é eficaz em diminuir o risco de vários tipos de doença e, quanto maior a distância percorrida, maiores são os benefícios. Segundo os pesquisadores, a atividade diminui em 7,2% o risco de hipertensão, o colesterol alto em 7% e doenças coronariana de 9% a 12,3%.

Defendemos que a princípio, qualquer pessoa iniciante numa atividade física, mesmo que pretenda um dia correr, necessariamente deverá começar o treinamento pela caminhada. Aos poucos essa caminhada passa a ficar mais vigorosa, depois intervala com pequenos trotes, até se correr normalmente.

A caminhada é um exercício físico aeróbio, de baixo impacto e que envolve grandes grupos musculares. Dessa forma, promove uma melhora no sistema cardiorrespiratório, desenvolvimento de uma estrutura muscular mais forte e resistente e ajuda no fortalecimento de ossos, muito importante para prevenção de osteoporose”.

E aí, ficou a fim de começar a caminhar?

segunda-feira, 14 de março de 2016

Com inscrições abertas, Porto Alegre tem percurso plano nos 42 km


A Maratona de Porto Alegre chega à 33ª edição, no dia 12 de junho, como o maior evento esportivo do Rio Grande do Sul. 
Neste ano, a largada e chegada serão mais centralizadas, no Parque Harmonia, o que facilitará o acesso dos corredores, principalmente de quem é de fora da capital gaúcha. De acordo com a organização, o novo percurso manteve as características de ser plano e rápido, propício tanto para os estreantes quanto para quem busca um recorde pessoal. Outra mudança neste ano foi o fim dos revezamentos. Além dos 42 km, haverá 21 km, 10 km, 5 km e 3 km. O limite é de 7.500 participantes em todas as distâncias e, segundo o primeiro balanço, já havia 1.500 participantes apenas na maratona.

“Por estudos realizados pela empresa pública de transporte e circulação em reunião com os organizadores, chegamos ao consenso de não mais realizar os revezamentos, portanto teremos somente provas individuais. De 3 km, 5 km, 10 km, meia-maratona e maratona. Acreditamos que desta forma englobaremos ao evento todos os os níveis de corredores, desde o iniciante até o mais experiente maratonista. E sem os revezamentos, será possível aos participantes das distâncias menores acompanhar a chegada dos maratonistas”, explica Paulinho Stone, do Corpa, organizador da prova.

De acordo com Paulinho, houve a mudança da largada/chegada por necessidades de adequação do trânsito e diminuição dos custos de aluguel dos locais anteriores. “Será uma prova atrativa para todos, com a interação entre os participantes. 

Teremos novamente a Maratoninha para crianças a partir dos 3 anos, com medalha de participação para que, desta forma, todos possam participar desta grande festa.”

O valor da inscrição é de R$ 90,00 para todas as provas, até o dia 20 de maio. Após essa data, subirá para R$ 120,00, mais taxas do site. Os sócios do Corpa devem entrar em contato com a secretaria para realizar a sua inscrição o mais urgente possível porque as vagas são limitadas.

Mais informações e inscrições pelo site:

A programação das largadas é a seguinte:

6h45: Maratona Feminina – Todas as participantes.
6h55: Cadeirante e Especial (Maratona):
7h: Maratona masculina e Meia-Maratona de Porto Alegre
7h15: Rústica de Porto Alegre 10 km, 5 km de Porto Alegre e 3 km de Porto Alegre

Por André Savanni/Contra Relógio



sexta-feira, 11 de março de 2016

Cinco playlists de músiscas para correr

Estudo garante: correr com uma boa batida dá um up no desempenho. Veja 5 playlist do Spotify com músicas para correr



Um estudo realizado pela NCBI (Us National Library of Medicine National Institutes of Health) testou os efeitos da música em corredores numa prova de 5 km. Divididos em cinco grupos, os atletas cumpriram o percurso ouvindo músicas motivacionais rápidas (grupo 1), lentas (g2), além de sons motivacionais antes da corrida (g3) e calmos logo depois (g4) – ainda houve um quinto grupo, de controle, que correu sem música.

O resultado mostrou que os grupos que correram ouvindo músicas (tanto as rápidas quanto as lentas – g1 e g2) tiveram um melhor desempenho nos 800 metros iniciais da prova. Além disso, a propabilidade de melhorar a performance até o final do teste também foi maior nesses dois grupos: 89% nos que ouviram músicas lentas e 85% rápidas. A conclusão dos estudiosos foi que a música, durante a corrida, é capaz de minimizar as percepções de dor e assim, melhorar o desempenho.

E aí, ficou empolgado para colocar o estudo à prova? Então veja a seguir cinco playlists do Spotify com músicas para correr:

Corrida numa boa – 218.546 seguidores
Nike Running Tempo Mix – 407.105 seguidores
Indie Workout – 199.147 seguidores
Ativo Beats - 1.951 seguidores
Running Mid Tempo 140 BPM – 528.297 seguidores

Por lucastornioli/ O2 Por minuto

quinta-feira, 3 de março de 2016

PGM #12 – Correndo Juntos – 1ª Corrida Noturna TV Record.

                     
                 
E aí corredores? Tudo bem? Aqui é Raquel de Oliveira.
Depois de seu recorde em ter concluído 10 km antes de uma hora de prova, na 1ª Corrida Noturna da TV Record, nosso querido Israel Espíndola está (sofrendo) nas águas cristalinas da capital de Alagoas (Maceió) em sua temporada de férias! Rsrsrs... Mais que merecido, não é? Enquanto isso, vou escrever um pouquinho no blog por ele.
         
Vamos à corrida noturna: A primeira realizada pela TV Record.
Dia 27 de Fevereiro de 2016, tempo chuvoso, mas nada que estragasse o clima descontraído e divertido dos corredores e de toda a organização do evento.

Tudo aconteceu com muita festa e música animada. Com uma ótima estrutura, teve até DJ ao palco e um aquecimento para os participantes, coordenado por professor de dança e suas bailarinas. O início da prova se deu às 20h e o percurso teve duas categorias principais: corrida de 5 km e 10 km.



                                                                     Um pouco mais desse grande evento você pode conferir na matéria abaixo.

          
                                                                                   

  E não se esqueçam de se inscrever em nosso canal no Youtube, seguir nosso Instagram @correndo_juntos e dar um curtir no vídeo, beleza?! :)
 Valeu!!! Até a próxima.

terça-feira, 1 de março de 2016

Amazing Run coloca de vez Bonito no calendário off road do Brasil

As medalhas foram de excelente qualidade, além de lindas.
Leonardo Amorim*

Há anos sendo um dos melhores destinos do Ecoturismo no Brasil, a partir do último final de semana o município entrou de vez no calendário das provas de trilha no país. Nos dias 27 e 28 mais de 200 corredores estiveram na Amazing Runs Bonito, primeira prova de um circuito que conta com cinco etapas no país. Foi uma prova dura, com percurso extremamente técnico, muita lama, chuva, pedra e subidas nos percursos de 5k e 10k, no sábado, e 21k domingo. A novidade ficou com o desafio Kadiwéu 10k + 21k.

A primeira parada dos amazing runners foi no Hotel Zagaia, local de retirada do kit, largada e chegada das provas. Básico, o kit contou com camiseta, uma garrafa de aguá, um creme anti atrito oferecido por um parceiro e uma inovação, o chip veio no número de peito.

Com organização excelente, os corredores largaram no sábado com sol forte, após uma semana de chuva na cidade, inclusive duas horas antes da prova. No primeiro trecho terra seca, ao entrar na mata muito barro e quatro partes onde a água estava pelo joelho, seguidos por uma descida na lama e voltando para a terra. Os corredores de 5k retornavam a partir daí e os de 10k pegaram um trecho de asfalto para entrar na estrada da boiadeira, um percurso estreito onde as comitivas passavam no passado e que deu lugar a corredores. Subida por quase dois quilômetros, tensos, retorno ao asfalto até entrar no Zagaia para a chegada numa single track que emocionava (arrepiado ao escrever).

A prova foi vencida pelo corredor de Campo Grande Valdecir do Carmo que chegou com 40’23”, seguido por Cristiano Anselva, Diego Arruda, André Milani e Thalyson Correia.

Trrecho dos 5k e 10k de sábado, muita lama dentro da mata, que obrigou alguns corredores a caminharem.


Foi uma prova sensacional, águas em quatro pontos, geladas, camiseta de primeira linha, fruta e isotônico no fim e medalha top. Troféu para os cinco primeiros da categoria geral masculina e feminina. Faltou premiação para 5km e por categoria, numa prova grande como essa, uma medalha diferente e a valorização de mais pessoas motivaria para a segunda edição.

Desafio Kadiwéu
Pódio do Desafio Kadiwéu, dominado por atletas de Campo Grande.

Após chuva durante toda a semana, que obrigou a organização a mudar o percurso para preservar os competidores, caiu água durante toda a madrugada que antecedeu a corrida. Os amazing rrunners largaram para a meia maratona debaixo de chuva. Uns participantes do desafio e outros apenas para a meia. 100% completaram a prova. Só elogios.

Diego Arruda venceu a meia maratona e foi o Campeão do Desafio, seguido por André Milani, Jonathan Reis, Thalyson Correia e Thiago Red Dragon.

De fato, Bonito se firmou como destino certo para quem quer novos desafios off road. Que venham mais provas de trilha. E nós estaremos lá, sempre, correndo juntos.

*Leonardo Amorim é radialista, jornalista, corredor e colaborador do blog.