terça-feira, 29 de março de 2016

Vida de Corredor e as principais lesões, como evitá-las?



Olá corredores tudo bem, hoje voltaremos a falar de como respeitar seu corpo e evitar as temidas lesões que preocupa os corredores. As principais lesões em corredores são:

-Síndrome da banda iliotibial: É uma inflamação causada pelo atrito da banda iliotibial com a lateral do fêmur, e geralmente causa dores na lateral do joelho. 

-Canelite: Inflamação no tecido que recobre a tíbia e provoca dores na canela. 

-Fascite plantar: Inflamação da fáscia plantar — tecido que une o calcanhar aos dedos e serve para proteger os ossos do pé — que gera dores na sola.

-Tendinite no tendão de Aquiles: Inflamação no tendão que liga o músculo da panturrilha ao calcanhar.  

-Fratura: por estresse Micro fraturas que ocorrem por causa do desgaste ósseo, geralmente acontecem nos pés, na tíbia e no fêmur. 

-Distensão muscular:  É o rompimento das fibras musculares, ocorre principalmente na panturrilha e nos músculos da coxa. 

-Condromalácia patelar: Dor no joelho provocada pelo atrito entre o osso do fêmur e a patela. Acontece quando a cartilagem patelar não está em perfeitas condições.

Existe dois tipos de corredores: os que já se lesionaram e os que ainda vão se lesionar. Isso pode parecer exagerado e cruel, mas essa é a realidade. Essas lesões podem estar ligadas a questões do próprio corredor:  como anatomia, biomecânica, nutrição, parte hormonal, nível de fadiga, hidratação e parâmetros bioquímicos e também a fatores relacionados ao treinamento, como volume, intensidade, periodização, tipo de superfície e equipamentos.  

E para evitar essas lesões devemos fazer os famosos Educativos de corrida, fortalecimento geral, usar as vestimentas certas, estar em dia com exames médicos e nutricional e lógico sempre respeite seus limites independente da fase de treinamento que você esteja, preste atenção no seu corpo e faça as atividade de maneira consciente e correta e de preferência com o acompanhamento de um profissional. 

A qualquer sinal de mal estar ou alguma dor anormal, pare o treino e procure se restabelecer, nunca tente acompanhar o ritmo de outras pessoas, cada um tem seu ritmo e condicionamento e cada um tem seu objetivo. Sentir desconforto é normal saiba distinguir o mal estar do desconforto, a corrida acelera seu batimento cardíaco e proporciona muitas alterações fisiológicas durante o treino, a respiração fica difícil, a fadiga muscular aparece, e o seu corpo desidrata.

Boa dica também e acrescentar aos treinos a natação, pois pode ajudar na recuperação da musculatura e evitar lesões.   

Dicas do professor Eder Vaz CREF 5194 G/MS



Bons treinos!
        



Nenhum comentário:

Postar um comentário