sexta-feira, 11 de dezembro de 2015

Dicas do Professo Eder: "Respeite seu corpo"!

Foto divulgação

Sempre respeite seus limites independente da fase de treinamento que você esteja, preste atenção no seu corpo e faça as atividade de maneira consciente e correta. A qualquer sinal de mal estar, pare o treino e procure se restabelecer, nunca tente acompanhar o ritmo de outras pessoas, cada um tem seu ritmo e condicionamento e cada um tem seu objetivo.

Sentir desconforto é normal saiba distinguir o Mal Estar do Desconforto, a corrida acelera seu batimento cardíaco e proporciona muitas alterações fisiológicas durante o treino, a respiração fica difícil, a fadiga muscular aparece, e o seu corpo desidrata.  Mas se o caso for sintomas como tontura, escurecimento da vista, ou qualquer dor intensa o treino deve ser parado.

Logo no início do treino, é comum o corredor começar a se sentir cansado e ofegante. Além de não estar acostumado à atividade física, isso ocorre porque a capacidade respiratória do corredor atleta precisa ainda ser trabalhada. Com o tempo, a prática irá melhorar o sistema respiratório, e podemos ajudar a acelerar esse processo. A respiração deve ser feita inspirando a ar pelo nariz e soltando pela boca. E durante a corrida, a necessidade de inspiração do ar é aumentada, fazendo com que a quantidade de ar que entra pelo nariz possa não ser suficiente para suprir a necessidade do corpo. 

Então nesse caso, o auxílio da inspiração pela boca pode ajudar a aumentar a quantidade de ar inspirado e supri essa carência do corpo.

Corredores iniciantes comete um grande erro ao se preocupar em controlar a respiração já cansado.   Se o corpo está pedindo para que você respire muito, o melhor é não tentar controlar essa necessidade. Deve se concentrar no movimento da corrida e deixar a respiração agir sozinha. Caso esteja muito ofegante, concentre-se na expiração, pois quando você esvazia os pulmões, o corpo irá encher automaticamente sem precisar do seu esforço.

Ao treinar com frequência, seu corpo sofre uma série de adaptações. Entre elas, a melhora do sistema respiratório, quando o corpo irá ampliar a capacidade de absorção de oxigênio para suprir as necessidades dos órgãos que estão fazendo parte de exercício. Investir em outras atividades que trabalhem exercícios respiratórios, como natação, pilates e yoga, pode contribuir ainda mais para esse processo.


Dicas do professor Eder Vaz Rodrigues CREF 5194 G/MS













Nenhum comentário:

Postar um comentário