quarta-feira, 30 de dezembro de 2015

Relação Sexo e Corridas





Se existe um assunto que ainda gera questionamentos é o sexo antes dos exercícios físicos.

Várias perguntas habitam em nossos pensamentos sobre este tema, e claro que ele habita também neste mundo, dos corredores!
Como não  sou sexólogo então fui a procura de um artigo que pudesse esclarecer a relação do sexo e corridas.
Sexo antes das provas, após as provas, enfim o sexo é bom, e faz bem,  e assim como nas corridas que precisamos de alguns cuidados, o sexo também  precisa ser seguro, então corredores usem o preservativo.

Com a palavra o especialista!

Sexo e corrida podem estar intimamente ligados, pois o sexo proporciona benefícios à corrida, assim como a corrida proporciona benefícios ao sexo.
Os benefícios do ato sexual em prol dos praticantes de corrida, principalmente em período competitivo são:
– relaxa a tensão e os músculos;
– melhora o humor, diminui a ansiedade, alivia o stress,  insônia, aumentando a sensação de bem-estar e prazer pela secreção das endorfinas e das hormonas sexuais;
– estimula o sistema endócrino melhorando a funcionalidade das glândulas sexuais;
– promove gasto calórico, favorecendo a queima de gordura e melhorando o metabolismo.
Muito cuidado, porém, pois o sexo em excesso pode ser prejudicial! Se o indivíduo for extremamente ativo e realiza-lo inúmeras vezes na véspera de uma prova, dispenderá muita energia a ponto de se desgastar fisicamente. Os movimentos amplos, bruscos, rápidos, posições às vezes incômodas e duradouras realizadas no ato, exigem praticamente de todas as valências físicas (força, resistência, velocidade, flexibilidade etc.), ocasionando muitas vezes inflamações, câimbras, dores musculares, limitando e comprometendo o rendimento do corredor.
Na véspera das corridas é bastante comum alguns atletas se abalarem principalmente pela ansiedade que é provocada pela incerteza do resultado final ou classificação na prova. Talvez a ansiedade seja psicologicamente o maior obstáculo do bom rendimento dos corredores. Nestes casos acho indicado o sexo na véspera, contudo de forma passiva para ajudar na diminuição da tensão e muitas vezes facilitar o sono, que é uma das melhores formas de recuperação biológica, fisiológica e até psicológica do organismo. Evite majestosas performances sexuais na véspera da competição e realizar posições desconfortáveis.
A recíproca também é verdadeira, a corrida igualmente beneficia o sexo! A secreção de endorfinas geradas ao correr, aumenta a auto-estima e o apetite sexual, aguçando a libido. Disfunções sexuais como a ejaculação precoce (descontrole da ejaculação), o vaginismo (contracção vaginal que incomoda e interfere na penetração) e a impotência (falta de erecção no pénis) podem ser melhoradas através da corrida já que a secreção das endorfinas diminui a ansiedade e a insegurança no caso da ejaculação precoce. Também relaxa e alivia a tensão, proporciona melhorias do sistema cardio-circulatório, normalmente deficiente na região genital do portador de impotência sexual.
Autor do artigo: Fábio Bernardo

Nenhum comentário:

Postar um comentário