sexta-feira, 4 de dezembro de 2015

Dicas do Professor: Corridas pra iniciante




Aqui vou passar algumas dicas para ajudar vocês a começarem a correr corrida de rua!

Tirando algumas dúvidas simples e com dicas úteis, para iniciar seus treinos para corrida de rua esse mundo que crescendo e muito no Brasil.

Este artigo tem dicas útil pra você, que deseja iniciar na corrida de rua. Correr é sem dúvida um dos esportes mais prazerosos e democráticos, afinal não é necessário ter muita estrutura ou investimento para praticar, um bom par de tênis e muita disposição e disciplina são suficientes para começar correr.

 O inicio


No começo devemos fazer um treino de adaptação para você começar correr de forma consciente e prazerosa, evitando experiências terríveis sem nenhuma orientação e no dia seguinte fica todo dolorido e já pensando em desistir de treinar. Antes de tudo o primeiro passo é passar por uma avaliação médica e se possível uma avaliação física e postural, avaliação nutricional e um profissional de educação física tudo isso e uma recomendação essencial para não ocorrer imprevistos. 
Não tem erro, informe ao médico a sua pretensão em iniciar a prática esportiva e sempre procure informações que possa ser úteis para melhorar seu desempenho.

Treino de adaptação


Para ter um melhor desempenho é muito importante, fazer uma periodização de treinamentos (sequência de treino) com objetivos e metas que deverão ser buscadas diariamente. Um treino com periodização correta começa com a adaptação. Essa fase de adaptação nada mais é que um período em que você, evolui gradativamente, acostumando seu organismo à prática de atividade física, seu corpo sairá do estado de sedentarismo para iniciar o estado ativo. Nesta fase, a intensidade do exercício é bem leve e sua progressão é pouco acentuada. A paciência e foco são importantes nesta etapa.

Para que a atividade física realmente proporcione resultado, o ideal é que na fase de inicial de adaptação o ideal é que você pratique entre 2 à 3 vezes por semana, vai depender da sua disponibilidade. Independentemente se você optar por fazer treinos pela manhã (antes de ir trabalhar) ou à noite (depois do trabalho), reserve ao menos uma hora por dia para realizar seus treinos. Um exemplo de periodização semanal para treino de adaptação Segunda, Quarta e Sexta ou Terça e Quinta.

Devemos tomar cuidado com o local do treinamento não é tão simples quanto parece, o terreno, a elevação, o tamanho, tudo isso influencia no seu treino. Você que está iniciando na corrida agora, observe alguns pontos:

- Um lugar arborizado como praça, parque na própria pista de Atletismo ou quando não estiver escolha na rua em um local com pouco movimento para sua segurança.

- Em locais movimentados (parques, praças), onde você possa encontrar outras pessoas praticando corrida ou caminhada, isso irá contribuir para o fator motivacional;

- Neste período de adaptação, escolha um local que não tenha muitas subidas e descidas, lembre-se que é uma fase que a intensidade é leve e que você vai começar a aprender a correr. Nessa fase foque nos educativos de corrida e procure trabalhar sua respiração e fortalecer seu corpo para melhorar sua corrida e evitar lesões, você deverá respeitar seu corpo e saber seus limites

- Você poderá variar nos treinos em relação do terreno, pode ser grama, terra batida, asfalto, concreto, etc. Mas lembre-se que nesta fase o ideal é procurar treinar em terrenos que não tenham muitas irregularidades. É um período que as articulações e músculos ainda não estão tão fortalecidos para arriscar essas variações.

Em questão da roupa para prática esportiva é muito individual, a regra é simples tem que está confortável e você se sinta à vontade. Evite usar roupas que limite seu movimento ou que possa ficar balançando durante a corrida. Na fase de iniciação você não precisa ficar tão preocupado em usar roupas com tecnologia Dry Fit ou camiseta de poliamida, use uma camiseta leve e confortável. A mesma regra serve para o shorts, você escolhe um que não limite seu movimento e que seja confortável.
O Tênis deve ser confortável e ter um bom sistema de amortecimento sem molas. Se você fizer uma boa avaliação postural, conseguirá identificar o seu tipo de pisada e com isso comprar um tênis específico que proporcione maior conforto durante sua corrida. 

A alimentação é muito importante e não devemos correr em jejum, a corrida é uma atividade aeróbica que consome muita energia, portanto, para evitar fraqueza, queda brusca da glicemia ou até queda de pressão, se alimente de forma adequada antes do treino.

Uma dica útil é comer alimentos que contenha carboidrato de fácil digestão até duas horas antes. Hidratação é essencial, não deixe de beber água antes, e a cada 20 minutos e principalmente depois do treino.


Dicas do professor Eder Vaz Rodrigues CREF 5194 G/MS




Um comentário: