Todo atleta tem o objetivo de melhorar os tempos, o importante é você não comparar seu tempo com de outros atletas, mas trabalhe para conquistar seu tempo ideal em corridas de 5 e 10 km. Nessas corrida curtas, temos que fazer alguns treinamentos que nos ajudam a ganhar velocidade e melhorar baixar tempo, treinos esses que não podem faltar na planilha do corredor.
Vamos aos tipos de treinos:
Tiros: é um treino intenso, seguido de uma breve pausa, ajuda os corredores atletas a aumentarem a velocidade, a explosão muscular e, e ajuda a melhorar os tempos nas provas. Os tiros devem ser realizados, de uma a duas vez por semana.
Fartlek: Consiste na variação de intensidade e ritmo da corrida, pode ser feito em todo tipo de percurso, com subidas, descidas, treino na areia, grama, asfalto e na pista de atletismo. Como trabalha várias intensidades e distâncias, o fartlek ajuda a melhorar o condicionamento físico do atleta corredor. O treino pode ser feito até duas vezes por semana
Outro ponto primordial é o fortalecimento muscular, essencial e devemos intercalar nos treinos e ser rotina do atleta corredor. Para melhorar suas passadas, o ideal e fazer educativos de corrida e trabalhar a pliometria (exercícios de salto). Ajuda no fortalecimento e mantém afiada a resposta dos tendões e ligamentos, e dão aos músculos a força necessária para elevar os joelhos, gerando ritmo de corrida mais rápido com menos esforço na corrida.
Não devemos esquecer também das rodagens para ganho de volume. Esses treinos devem ser feitos de preferência acompanhado por um treinador, assim sendo executados de forma adequada sem risco de lesão.
Dicas do professor Eder Vaz CREF 5194 G/MS
Bons Treinos!
Nenhum comentário:
Postar um comentário