sexta-feira, 8 de janeiro de 2016

Dicas do professor: Chega de folga vamos focar nas metas pra 2016

Escolha uma prova com logística simples na sua primeira prova, pode ser o mais viável e até menos exaustivo física e emocionalmente. Foto:Divulgação

Logo após um período de festas, férias é bom começar a focar nas metas para este ano, primeiro vamos aos treinos de base (é uma série de exercícios que prepararam o corpo para o futuro).  E como estamos no começo do ano e já temos o calendário das corridas do ano, vamos lá focar nas metas nas principais corridas do ano e mesmo que você corre há pouco tempo ou já tem alguns anos, o importante é pensar em metas como tudo nessa vida.

O ideal e focar em uma prova alvo a cada dois meses e não correr mais de duas provas por mês visando seu melhor rendimento e tempo para recuperar e treinar sem falar no financeiro lembre-se sempre dos educativos de corridas e alongamentos para melhorar sua técnica e evitar lesões, fica a dica.

Se você ainda não correu 5 km ou não treinou, pra que queimar etapa nos 10 km? Comece aos poucos e vá evoluindo conforme o seu ritmo. O ideal e começar devagar e aumentar aos poucos. 

Conheça o percurso da prova escolhida isso também ajuda na hora de escolher a sua prova de estreia, principalmente se você for novato na corrida e estiver pegando o condicionamento e a força que alguns percursos exigem. Então você pode olhar a altimetria da prova que você quer fazer pra ter uma noção da dificuldade do trajeto e ver se tem muita subida e descidas etc.

Minha sugestão é sempre escolher o terreno mais plano possível para a estreia, e depois de algumas provas você pode encarando percursos mais desafiadores conforme for evoluindo na corrida. E se o seu objetivo for baixar tempo, escolha os trajetos mais planos.

Planeje-se até o dia da prova, outro ponto importante é adequar seu treino ao seu horário até chegar na sua meta. Se você acha que precisa de 1, 2 ou 3 meses pra se preparar pra sua primeira prova, então se programe. Se você tem o acompanhamento de um treinador, converse com ele, ajuste sua planilha de treinamento conforme a sua meta e foco.  Escolha uma prova com a qual você se identifique e esteja no planejado.

Escolha uma prova com logística simples na sua primeira prova, pode ser o mais viável e até menos exaustivo física e emocionalmente, ainda mais se você for cuidar de tudo sozinho, sem o apoio de uma equipe de corrida que possa dar o suporte e orientação necessário no dia da prova. Agora que você já tem as dicas essenciais, é só convocar a família e os amigos pra correr com você ou para ficar na torcida, e partir rumo à linha de chegada rumo aos seus objetivos!

Atleta e Professor Eder Vaz CREF 5194 G/MS











                                    Bons treinos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário