segunda-feira, 29 de fevereiro de 2016

“Só faltou a cereja do bolo!”, assim foi 1ª Corrida Noturna da TV MS Record


Largada o painel de led fez a contagem regressiva. Foto Mitio e Ligia Ciconhini

A corrida da TV MS Record foi um show de luzes, cores e sons.  De acordo com a organização foram mais de 1400 atletas que literalmente aceleraram muito, tanto na elite masculino, quanto no feminino, os amadores também compareceram e abrilhantaram ainda mais a prova.

Logo na chegada já se avistava uma estrutura no patamar de corridas do circuito nacional, um painel de led que brilhava muito, palco, som, banheiros químicos, pensava “essa vai ser a corrida!”.

Minutos antes da largada o aquecimento com aula de zumba, depois um show pirotécnico celebrava a festa e às 20h em ponto foi dada a largada. A elite de corredores logo mostrou para o que foram... “e que corrida!”
Um palco com muita luz, música e animação. Foto Paulo Henrique 
O percurso bastante conhecido pelos atletas seguiu para o Parque dos Poderes e no quilometro 2,5, o primeiro ponto de hidratação retornando para os 5k. Em todo o percurso havia os fiscais da prova e segurança da Polícia Militar e da Agetran.

No quilometro cinco e retorno para os dez, outro ponto de hidratação, porém a água gelada foi para poucos, pois alguns atletas reclamaram que faltou água neste ponto, “culpa da organização ou da pipoca que tomou conta?”. Também teve o monitoramento digital, “ponto positivo”, inibindo assim aqueles que tentam trapacear.

Na chegada frutas, água gelada, barra de cereais, suco e uma equipe muito receptiva na entrega de medalhas.

Pipoca: o mal crescente

“Na maior cara de pau”, e esse tipo de pessoa esta cada vez mais presente nas provas realizadas na capital. Tudo bem que desembolsar cinquenta cinco reais não esta fácil, mas não justifica participar da corrida como pipoca e pior, eles usufruíram da mesma estrutura de quem pagou, pipoca nos envergonha!

Faltou a cereja do bolo...

Defendemos a valorização do atleta amador e do profissional. Com arrecadação obtida poderia muito bem oferecer aos primeiros colocados prêmios em dinheiro, isso incentiva e ajuda muito o atleta que não consegue sobreviver apenas do esporte. Mas infelizmente isso não aconteceu.

A medalha de participação deixou a desejar, não combinou com a estrutura do evento. Medalha simples que logo os atletas apelidaram de “prastico”.

A medalha deixou a desejar.


Resultado da elite

Feminino 5k
1ª - Maira Benites Brum  Tempo:00:20:56 seg
 2ª Darla Katiellu Tempo: 00:21:07seg
 3ª Adriana Diez  Tempo :00:22:22seg
 4ª Alessandra Kanashiro Tempo: 00:22:31seg
 5ª Marileide Coelho Tempo: 00:22:40seg

Feminino 10k
 1ª Marleide de Fátima Costa Tempo: 00:40:56seg
 2ª Rosinha Conceição Tempo: 00:41:51seg
 3ª Lívia Gregório Tempo: 00:44:00seg
 4ª Ana Paula Correa Tempo: 00:45:12seg
 5ª Vaneide Sarate de Souza Tempo: 00:45:31seg

 Masculino 5k
1º Caio Fabricius Souza  Tempo: 00:16:03seg
2º Geraldo Julião Júnior  Tempo: 00:16:17seg
3º Abissai Ricci Tempo: 00:16:31seg
4º Eneas Teodoro Gomes Tempo: 00:17:03seg
5º Éder Vaz Rodrigues Tempo: 00:17:12seg

Masculino 10k
1º Vilmar Dias Roberto  Tempo 00:31:16seg
2º Maicon Dieferson Gomes Tempo 00:31:40 seg
3º Leonardo Moraes da Silva Tempo: 00:32:11seg
4º Eurico Franco Soares Tempo: 00:33:57seg
5º André Rodrigues Nascimento Tempo:00:34:22seg


sexta-feira, 26 de fevereiro de 2016

Como encarar minha primeira corrida?




Salve corredores!

Muitas pessoas buscam na caminhada com pequenos trotes, uma vida saudável e a perda de peso, esses exercícios acompanhado de um profissional podem trazer bons resultados. 

Acontece que essa prática também revela um atleta que estava escondido dentro de você. Ai vem o questionamento, será que já estou pronto para uma corrida?

Quem acompanha o Correndo juntos, tem várias dicas do professor Éder Vaz para todos os percursos, 5k, 10k, 21k e 42k. Mas hoje vamos falar diretamente com você que esta iniciando neste mundo fantástico das corridas de rua.

Se você tem o hábito de caminhar pelo menos três vezes por semana vai notar que seu condicionamento físico melhorou. E quando você estiver se sentindo bem é a hora do teste, tente correr sem parar pelo menos 20 minutos direto, respeite seu corpo, corra numa intensidade tranquila no qual não exija muito de si e que possa terminar.

Depois aumente a corrida para 30 minutos ou no máximo 45 minutos. Esse período de adaptação é muito importante acrescentar a musculação ou treino funcional intercalados para fortalecer os músculos. É como se você estivesse avisando seu corpo: “Amigão, acabou a moleza!”

E quando passar a aumentar o tempo de corrida e você estiver se sentindo bem já poderá começar a correr seus primeiros 5 km, e lembre-se o tempo e o inimigo da perfeição tenha sempre muita calma no início. 

Dicas do professor Eder Vaz CREF 5194 G/MS



Bons treinos!
   


quarta-feira, 24 de fevereiro de 2016

"Maratona de Santiago", um dos motivos que uniu o casal Ricardo e Rafaela


Salve corredores!

No próximo dia três de abril deste ano acontece a Maratona de Santiago, no Chile. O evento tem a importante chancela da IAFF (Internacional Associations of Athletics Federation) com selo Bronze, o que faz da Maratona uma das melhores provas na distância realizada na América do Sul.Tradicional corrida no Chile, ela reúne mais de 25 mil atletas e entre eles estarão Ricardo e Rafaela.

A conversa que aproximou Ricardo e Rafaela foi justamente sobre essa maratona. Rafaela morou em Santiago e desde lá já praticava corrida de rua e durante a navegação pelas redes sociais soube que haveria uma prova em Santiago, foi ai que curtiu a fan page do evento, coincidentemente Ricardo também havia curtido o mesmo evento e foi então que iniciou o flerte do casal.

Em dezembro do ano passado (2015) numa festa de confraternização, Ricardo e Rafaela estavam presente, detalhe: era um uma festa de grupo de corrida, porém os dois não se conheciam pessoalmente. Ricardo, não pensou duas vezes e foi “conversar” sobre “Corrida” com a Rafaela.

Resultado disso, o casal estão juntos há três meses, ficou claro que um é o “pacer” do outro! Os planos do casal para este ano é correr muito.



Os dois começaram a correr para melhorar a qualidade de vida, ele confessou que estava acima do peso e foi correr, a partir disso já está há um ano praticando o esporte, e Rafaela não está muito atrás, pelo contrário, já esta há um ano e dois meses correndo.

Para Maratona de Santiago, Ricardo vai encarar a meia maratona - 21 km, e ela preferiu os 10 km, “estamos bastante ansiosos para este evento internacional e claro curtir Santiago a dois, uma cidade lindíssima, super-recomendo”, finaliza Rafaela.

Claro que essa história não termina aqui, os dois já confirmaram a participação do Papo de Corredor, para contar como foi a prova!

Maratona de Santiago, Chile reúne mais de 25 mil atletas 


domingo, 21 de fevereiro de 2016

X Meia Maratona Internacional de São Paulo

Mais de 12 mil atletas participaram da décima edição da meia maratona internacional de São Paulo. Foto Globo Esporte
Salve corredores!

Na manhã deste 21 de fevereiro aconteceu na capital paulista a 10º Edição da Meia Maratona Internacional de São Paulo. Tradicional prova reuniu cerca de 12 mil atletas profissionais e amadores a largada aconteceu na praça Charles Miller, que fica diante do estádio do Pacaembu.

Os atletas puderam escolher dois perscursos, os 21,097 km, ou participar de uma prova com menor distancia a dos 5 km.

Porém, é o carro-chefe do evento, pois nela os atletas passam por pontos marcantes do centro paulistano, como avenida Ipiranga, praça da República, avenida São João e largo do Arouche.

O brasileiro Giovani dos Santos venceu os 21k com o tempo de 1:06:21,ficando na frente do queniano Bernard Kipsang Chumba, com tempo de 1:06:48.O podio da elite masculino ficou com Jose Marcio Leâo da Silva em terceiro com o tempo de 1:07:23, em quarto Solonei Rocha da silva, com o tempo de 1:07:48, e em quinto Valerio de Souza Fabiano, com o tempo de 1:07:50

No feminino a keniana Sylvia Jepchirchir kibiego venceu na elite feminina com o tempo de 1:18:03 colada nela chegou a Joziane da silva  Cardoso que terminou os 21k em 1:18:58. Na elite feminina, com o tempo de 1:19:35 chegou Valdilene dos Santos Silva, em quarto Adriana Aparecida da Silva com 1:20:02, e terminando em 1:20:43 a Andreia Aparecida Hessel.

Mas foram os atletas amadores que mais uma vez deram o brilho desta prova, atletas de todos o recantos do Brasil.




Israel Espíndola
DRT/MS 929

sexta-feira, 19 de fevereiro de 2016

Dicas do professor: Correr bem os 15km!

Foto: Runners world

Salve corredores, nas três últimas sexta-feira passamos algumas dicas para correr 5k,10k hoje vamos falar dos 15k, quilômetros para o corredor que quer se desafiar cada vez mais.

Uma das mais tradicionais provas do Brasil, a São Silvestre, em São Paulo, tem essa distância de 15k. Entao se você  já participa das provas de 10k, logicamente já faz treinos mais longos, o famosos “longão de final de semana”, como 12,13, 14 ou os 15 km, mas ainda não provas oficiais então a sugestão para se preparar e correr bem é treinar com pelo menos 3 meses antes da prova com dois treinos de rodagem longas na semana, fazer um treino contínuo, intervalado e o famoso fartlek, focar no  treinamento aeróbio (corrida) e de longas distâncias com treinos específicos para treinamento anaeróbio, importante para os momentos iniciais da prova. Para correr bem em uma corrida de 15k,  não basta saber largar.

O importante é estabelecer dias de intervalo para evitar fadiga excessiva, pouco rendimento ou lesões por estresse. Se você não é atleta, considere correr entre 2 a 3 vezes por semana dividindo a distância e aumentando a velocidade gradativamente. Se o seu objetivo é correr 15k, como na São Silvestre, por exemplo, não é exigência que você corra 15k ou mais em cada treino, mas sim aumentar o volume. Outro ponto é conhecer o trajeto e não exagerar na saída vá com calma e guarde fôlego para completar o percurso.

O mais importante é a regularidade se o corredor estiver em um grupo de corredores, procure ver se seu ritmo não está mais forte do normal, pois isso pode custar à prova.


Hidratação

Nos pontos de hidratação tomar pequenos goles, e levar géis de carboidrato para dar mais energia e melhorar um pouco mais sua corrida. O corredor quando completa sua primeira prova de 10k, geralmente nunca mais para de correr. Depois de mais corridas de 10k e muito fortalecimento muscular e já com uma certa experiência, é a hora de aumentar a distância e partir para os 15k. E nessas corridas de 15 km a dificuldade aumenta então temos que melhorar nos treinos para obtermos uma boa prova.

Dicas do professor Eder Vaz CREF 5194 G/MS



Bons treinos!

quarta-feira, 17 de fevereiro de 2016

"Campanha do bem!" Atleta Flavia Maria de Lima busca ajuda financeira para seguir no sonho olímpico



Em 2015, ela brilhou nas pistas do Jogos Pan-americanos, em Toronto, no Canadá, conquistando a medalha de bronze na competição dos 800m, além de ser a atual líder do ranking Sul-Americano. Natural de Campo do Tenente (PR), a atleta Flavia Maria de Lima quer uma medalha olímpica na próxima Olimpíada. Para que seu sonho se torne possível, ela criou uma campanha online para angariar recursos e financiar seu preparo.
No site da campanha (clique aqui para acessá-lo) é possível doar qualquer valor, sendo que a meta é atingir R$ 30 mil. O dinheiro será utilizado não só para ajudar no seu treinamento diário, mas também para bancar as viagens para futuras competições. Flávia, além de ser uma grande esperança para o Brasil, é a única mulher a representar o país nos 800m.

Fonte: Runner´s World/ Redação

sexta-feira, 12 de fevereiro de 2016

Dicas do professor para os 10k


Salve corredores, hoje vamos falar dos 10 Km que está entre a prova mais popular do Brasil, e a que tem maior número de provas no Brasil. E é a queridinha dos corredores, e com isso os corredores buscam sempre melhorar suas marcas pessoais ou pódios, e muitos acabam correndo essas provas sem preparo, substituindo rodagem longas do fim de semana. E portanto não rendem tanto quanto poderiam. Deixando de lado dicas importantes e pecando no bom rendimento. Esse tipo de prova tem que ter um treinamento adequado, por ser uma prova que exige muito da sua resistência, de velocidade. Quando, você permanece o maior tempo possível no máximo de velocidade que consegue aguentar.

A Primeira dica é saber como o esforço que você exerce nessa distância atua no seu corpo. Na parte fisiológica o organismo do corredor trabalha com o metabolismo aeróbio, e passa a maior parte do tempo na zona mista, em que também se faz presente o metabolismo anaeróbio. A atuação de um sobre o outro depende da duração e da intensidade, ou seja, num exercícios de baixa intensidade com longa duração predomina o metabolismo aeróbio, enquanto isso nas atividades de alta intensidade e curta duração predomina o anaeróbio. Fazendo com que o corpo acostume da melhor forma possível com esse esforço, com os treinamentos que usamos os intervalados ou fartlek, nos ajuda a condicionar o organismo e a trabalhar no anabolismo.

Já a segunda dica é que dentre os treinos temos que saber se encontrar. Temos que saber em qual nível estamos, podemos considerar um iniciante em 10km aquele corredor que tem pouco tempo de treino, e que já participou de provas em curtas distâncias, mas que poucas vezes, ou nunca, correu distância igual ou maior que 10km, tanto em treinos como em provas.  O intermediário nos 10km, essa distância, pois já está acostumado tanto no treino como na corrida. E o avançado também faz provas e treinos em distâncias maiores, mas já com o objetivo de chegar bem colocado na categoria ou até no pódio geral. É aquele que é mais competitivo. 

Geralmente é mais privilegiado geneticamente, mas ainda não é considerado um atleta de elite, esse corredor é aquele que corre 10km em menos de 40 minutos e pode ser considerado avançado. 

Seguindo essa linha de pensamento, para termos um bom treino temos que treinar de 4 a 5 vezes por semana procurar intercalar treinos com rodagens, rampas, fortalecimento e intervalados, e realizar exercícios com técnicas de corrida, mudanças de ritmos e tiros adaptativos aos objetivos do corredor. O tipo de ritmo a ser utilizado na prova é muito importante para o ganho de confiança e de melhora nos resultados positivos, portanto intervalados “tiros” de 600m e 2000m são muito importantes nesta fase do treinamento.

Mas diferente dos 5 Km os 10 Km é uma prova muito dura pois temos que trabalhar muito com a resistência de velocidade, e com isso acabamos ficando sem gás antes do fim da prova, por isso temos que pôr em pratica as técnicas e o que se treinou.  Outra dica é sempre fazer a primeira parte da prova num ritmo mais lento que a segunda. Se sua meta é fazer em 40 minutos, os primeiros 5km seriam completados em 20, 21 minutos e o restante em 19,20.

Seja para bater seu tempo ou para completar o percurso, a preparação tem que ser correta para podermos aproveitar ao máximo o próprio potencial na distância mais popular da corrida de rua.

Dicas do professor Eder Vaz CREF 5194 G/MS



Bons treinos!










quinta-feira, 11 de fevereiro de 2016

1ª Corrida Noturna de Verão da TV Record e Diário Digital. “Corrida e Comunicação, divulgar mais que uma prova, promover um estilo de vida!”


1ª CORRIDA NOTURNA DE VERÃO TV MS RECORD



Salve corredores!

No próximo dia 27 de fevereiro mais uma empresa de comunicação vai realizar uma prova de corrida na capital morena, pra nós do Correndo Juntos é uma maravilha, porque o que queremos é noticiar provas deste segmento em nossa cidade, e trazer mais pessoas para este esporte tão apaixonante. E quando uma emissora realiza uma prova, pronto é uma mistura de emoções boas que nos enche de orgulho.

A corrida será noturna com dois percursos cinco e dez quilômetros, e tudo bem que o circuito será nos altos da avenida Afonso Pena, passando pelo Parque dos Poderes e retornando novamente para mais importante avenida de Campo Grande (MS). “Gostamos de correr e queremos correr!”

Porque ficamos felizes? Simples, quando resolvemos lançar o blog Correndo Juntos, a nossa meta é divulgar este esporte que cresce a cada dia e com isso mostrar para as pessoas de qualquer idade que elas podem mudar sua vida correndo. Incentivo a mais para as empresas promover corridas, e divulgar suas marcas, claro que não somos os idealizador desta corrida, mas ficamos muito felizes por essa corrida acontecer e torcemos que ela seja um sucesso e se consolide no calendário esportivo campo grandense.

Ah, você ainda não corre, e que tal começar neste prova, caminhando isso mesmo… O primeiro passo para uma vida saudável é a caminhada!

As inscrições já estão abertas e podem ser feitas no site www.diariodigital.com.br  ou www.centraldacorrida.com.br/corridanoturnadeverao










PGM #11 - Correndo Juntos - 2º Corrida da Folia

terça-feira, 9 de fevereiro de 2016

Nota de esclarecimento resultado - 2ª Corrida da Folia

Na matéria anterior citamos algumas situações que  infelizmente vem acontecendo dentro deste esporte, e não é exclusividade apenas de Campo Grande (MS). 

Alguns atletas esquecem o espirito esportivo e buscam a trapaça para ganhar e serem contemplados com os prêmios, diante  disso algumas provas deixam de pagar prêmios em dinheiro, infelizmente.

As situações mencionadas na matéria anterior, foram apuradas e corrigidas pela organização e os atletas receberam suas respectivas  medalhas correspondente a colocação.

O resultados das categorias estão corretos e os atletas que tentaram burlar foram desclassificados.

segunda-feira, 8 de fevereiro de 2016

2ª Corrida da Folia foi tudo de bom, menos “atletas” que quiseram trapacear

Atletas perfilados para largada. Foto João Carlos Barboeno


O segundo dia de carnaval foi dia do bloco de corredores sair às ruas da capital para participar da Corrida da Folia, quatrocentos foliões calçaram seus tênis, muitos fantasiados e percorreram os cinco quilômetros da prova, “nem todos”, muito triste isso.

A corrida aconteceu no domingo (07/02), com a largada no Clube Tênis Clube, e correram os dois quilômetros e meio de ida e volta pela Rua Angatuba, em Campo Grande (MS).

A galera entendeu que a prova era festiva e muitos foram fantasiados, policial, bailarina, o casal Flash deu um show, o Bob esponja, a pirata, a branca de neve enfim esses atletas estão de parabéns, pois trouxeram alegria do carnaval para a corrida.

Segunda corrida da capital, e o percurso tranquilo com descidas e uma pequena subida no final, ponto de hidratação com água gelada, e ao chegar frutas, água e a medalha lindíssima.

A parte chata desta prova e infelizmente é preciso relatar foram algumas pessoas com a fantasia “Cara de Pau” que tentaram estragar essa corrida na tentativa de trapacear.

Um mal que esta se tornando rotina nas corridas em Campo Grande, pessoas que não merecem ser chamadas de atletas, e usam da trapaça para serem premiados e com pódio.

A ficha de inscrição é de uma mulher e quem participou foi um jovem de dezesseis anos, e depois que completou a prova foi questionar o porquê seu nome não apareceu na premiação.

Categoria de cinquenta a cinquenta e cinco anos, o terceiro lugar não completou toda a prova, antes do 2,5 km resolveu voltar, e novamente a “fantasia cara de pau!”, entrou em cena e subiu no pódio no terceiro lugar.

E essa péssima fantasia também esteve na categoria feminina, 40 a 44 anos, no grito a pessoa subiu no pódio fez pose para foto, e levou a medalha.  “Que Feio!”

Pessoas que não merecem ser chamada de atletas,  situação constrangedora, vexatória,  isso é feio e não podemos deixar esse mal infectar o nosso meio.


E ainda bem que os próprios atletas fizeram o papel de fiscal e na hora avisaram a organização que fez a correção, e digo mais, deveria tomar a medalhar dessas pessoas. 

Classificação geral em cardoso sports.










sexta-feira, 5 de fevereiro de 2016

Dicas do professor: Como baixar seu tempo nos 5k


Salve corredores, dando continuidade nas dicas de corrida. Você internauta que nos acompanha iremos hoje sugerir dicas básicas para quem já iniciou nas corridas e quer ter uma melhora de performance nos 5km. Com essa distância faz com que nós corredores se motive a arriscar melhores resultados, por ser uma distância curta e geralmente usamos uma estratégia de impor um ritmo forte e com isso pode levar a um desgaste muscular muito rápido do organismo, causando fadiga muscular e a baixa da glicemia e temos que sempre tentar controlar ou amenizar.  E não se esqueça de respeitar seu corpo!

A proposta para este tipo de treino é de orientar o atleta corredor com certo tempo de corrida a realizar uma programação com qualidade específica com o objetivo de melhorar seus tempos e sua performance nos 5 km.

Um bom treino com qualidade pode ser observado em corredores com uma frequência de treino de 4 a 5 vezes por semana e um volume semanal de aproximadamente 30 a 40 km no mínimo. Com este volume pode ser utilizado para realização de exercícios com técnicas de corrida, mudanças de ritmos e tiros adaptativos aos objetivos do corredor. O tipo de ritmo a ser utilizado na prova é muito importante para o ganho de confiança e de melhora nos resultados positivos, portanto tiros de 400m e 1000m são muito importantes nesta fase do treinamento. Mas como temos muitos corredores sem muita paciência nesse tipo de treinamento, deverá sempre acompanhar suas adaptações fisiológicas do seu corpo cuidando de sua frequência cardíaca e do desgaste de suas articulações, pois se não cuidarmos desses pontos de equilíbrio pode causar um over training.

Portanto não se preocupe em realizar todos os seus treinamentos no seu máximo, mas, sim, em realizar de uma forma correta não sendo muito forte ou muito fraco para não correr o risco de não terminar o treino ou se lesionar, procure sempre ter por perto seu treinador, sem esquecer dos dias de descanso.


Manutenção deve ser o lema principal desse tipo de treinamento, pois temos sempre que manter uma ótima postura e força muscular, além da resistência muscular específica e treinamento direcionado, essas dicas são fatores que ajudam muito no sucesso do resultado final. Então, a musculação é mais uma vez o fator mais indicado e também com um trabalho específico executado pelo professor da academia.  E com esse trabalho feito na academia ajuda e muito nos treinos dos parques na realização de exercícios educativos, e assim esses treinos não será perdido e poderá ser decisivo na hora de baixar seus tempos.

Dicas do professor Eder Vaz CREF 5194 G/MS



Bons treinos!

terça-feira, 2 de fevereiro de 2016

Mato Grosso do Sul entra no circuito de corridas de aventura e Costa Rica será sede da Copa América de Aventura

Salto do rio Sucuriú. Foto Josiaas
No período de 21 a 24 de abril de 2016, a cidade de Costa Rica (MS), localizada a 380 km da capital  Campo Grande (MS), será sede da 2ª Copa América de Corrida de Aventura. A organização da competição é da CBCA (Confederação Brasileira de Corrida de Aventura), em parceria com as federações e entidades estaduais e internacionais (já existentes em diversos estados e Países das três Américas) e conta com apoio da Prefeitura Municipal de Costa Rica.
Para esta competição, como critério de seleção, serão convidadas as melhores equipes das Américas (Norte, Central e Sul), tendo como expectativa reunir 156 atletas.
A Copa América tem o objetivo de difundir e dar maior visibilidade ao esporte Corrida de Aventura, popularizando a sua prática para a melhoria da qualidade de vida de cada cidadão, levantando a sua bandeira pela preservação da natureza e conscientização ecológica; além de contribuir para o desenvolvimento do turismo de aventura e do agro e eco turismo através de ações eco sociais e apoio ao projeto social.
Conforme o presidente CBCA e diretor Geral da 2ª Copa América de Corrida de Aventura, Mauricio Santi, a realização da edição de 2016 na cidade de Costa Rica, é uma forma de divulgação do esporte de aventura no Brasil e no Mato Grosso do Sul, explorando assim o eco turismo. “Além de divulgarmos os pontos de turismo do País e do Estado, consagrando assim o Brasil como um exemplo de organização neste esporte que cresce em todo o mundo, e consolidar o País um dos principais fomentadores do Turismo e Esporte de Aventura no Mundo”.
“O Brasil, e particularmente o Mato Grosso do Sul, possuem regiões geográficas belíssimas e de grande potencial para os eventos de aventura, entre outros. Mediante esse evento, a CBCA acredita que a sua realização é muito bem-vinda e de grande retorno para todas as partes envolvidas”, garante Santi.
Mauricio Santi complementa que a data da competição foi definida em comum com o prefeito Waldeli dos Santos Rosa, de acordo com a disponibilidade de datas do calendário nacional para melhor estruturarmos e aproveitarmos o evento. Os monitores de ecoturismo que trabalharem como Staffs na copa vão receber certificados de participação capacitando-os para outros eventos futuros.
“Um fator importante deste evento será as ações eco sociais que serão realizadas durante a competição, entre os organizadores e atletas, como plantar mudas de árvores no Parque Ecológico Vilibaldo Rodrigues Barbosa ‘Vilibaldo’, visando o reflorestamento com árvores nativas”, comentou o prefeito Waldeli.
O Esporte


A Corrida de Aventura é um esporte que envolve diversas modalidades esportivas como: Natação, Mountain Biking, Orientação com Bússola, Canoagem, Trekking, Running, Raffting, Escalada, Rappel, Cavalgada, Travessias de Rios, Costeiras e outros.


Essas modalidades se revezam para cumprir um determinado percurso de aproximadamente 200 km. Além de muito preparo físico razoável, os competidores necessitam de estratégia e de um exemplar trabalho em equipe para completar a prova. Os percursos passam por locai hostis ainda não explorados e como são dos mais hostis a maravilhosas paisagens. Contemplam áreas urbanas e exploram regiões rurais, promovendo o agro e eco turismo. O maior objetivo é alcançar a maior integração possível com a natureza.
As equipes navegam por cartas cartográficas com pontos de passagem obrigatórios, elas tem liberdade para escolher o trajeto, salvo os exigidos pela organização. O PC – Ponto de Controle – registrará a passagem da equipe e horário. Ganha a prova, a equipe que terminar primeiro todo o percurso, tendo passado em todos os pontos obrigatórios e não tenha infringido nenhum item do regulamento. A Corrida de Aventura vem se transformando em potência nacional com geração de atletas de alto rendimento. A CBCA busca a popularização e desmistificação do esporte para que pessoas “de todos os tipos” possam participar da competição.
Confira abaixo uma prévia do cronograma da 2ª Copa América de Corrida de Aventura:


•    18/04/2016 – 20 horas: Chegada da Diretoria da CBCA em Costa Rica;
•    20/04/2016 – 23 horas: Receptivo, chegada das Equipes nacionais e internacionais no Aeroporto Internacional de Campo Grande – MS e saída para Costa Rica de ônibus;
•    21/04/2016 – 10h às 16h: Checagem de equipamentos/projeto eco social;
•    21/04/2016 – 18 horas: Cerimônia de abertura e briefing;
•    22/04/2016 – 10 horas: Largada dos atletas;
•    23/04/2016 – 12 horas: Previsão de chegada dos primeiros competidores;
•    23/04/2016 – 19 horas: Cerimônia de encerramento/premiação;
•    24/04/2016 – 01 hora: Transporte dos atletas rumo ao Aeroporto Internacional de Campo Grande;
*Cronograma final da copa será divulgado até 30 dias do evento.


Corrida de Aventura


Israel Espíndola com Assessoria