sexta-feira, 19 de fevereiro de 2016

Dicas do professor: Correr bem os 15km!

Foto: Runners world

Salve corredores, nas três últimas sexta-feira passamos algumas dicas para correr 5k,10k hoje vamos falar dos 15k, quilômetros para o corredor que quer se desafiar cada vez mais.

Uma das mais tradicionais provas do Brasil, a São Silvestre, em São Paulo, tem essa distância de 15k. Entao se você  já participa das provas de 10k, logicamente já faz treinos mais longos, o famosos “longão de final de semana”, como 12,13, 14 ou os 15 km, mas ainda não provas oficiais então a sugestão para se preparar e correr bem é treinar com pelo menos 3 meses antes da prova com dois treinos de rodagem longas na semana, fazer um treino contínuo, intervalado e o famoso fartlek, focar no  treinamento aeróbio (corrida) e de longas distâncias com treinos específicos para treinamento anaeróbio, importante para os momentos iniciais da prova. Para correr bem em uma corrida de 15k,  não basta saber largar.

O importante é estabelecer dias de intervalo para evitar fadiga excessiva, pouco rendimento ou lesões por estresse. Se você não é atleta, considere correr entre 2 a 3 vezes por semana dividindo a distância e aumentando a velocidade gradativamente. Se o seu objetivo é correr 15k, como na São Silvestre, por exemplo, não é exigência que você corra 15k ou mais em cada treino, mas sim aumentar o volume. Outro ponto é conhecer o trajeto e não exagerar na saída vá com calma e guarde fôlego para completar o percurso.

O mais importante é a regularidade se o corredor estiver em um grupo de corredores, procure ver se seu ritmo não está mais forte do normal, pois isso pode custar à prova.


Hidratação

Nos pontos de hidratação tomar pequenos goles, e levar géis de carboidrato para dar mais energia e melhorar um pouco mais sua corrida. O corredor quando completa sua primeira prova de 10k, geralmente nunca mais para de correr. Depois de mais corridas de 10k e muito fortalecimento muscular e já com uma certa experiência, é a hora de aumentar a distância e partir para os 15k. E nessas corridas de 15 km a dificuldade aumenta então temos que melhorar nos treinos para obtermos uma boa prova.

Dicas do professor Eder Vaz CREF 5194 G/MS



Bons treinos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário