sexta-feira, 12 de fevereiro de 2016

Dicas do professor para os 10k


Salve corredores, hoje vamos falar dos 10 Km que está entre a prova mais popular do Brasil, e a que tem maior número de provas no Brasil. E é a queridinha dos corredores, e com isso os corredores buscam sempre melhorar suas marcas pessoais ou pódios, e muitos acabam correndo essas provas sem preparo, substituindo rodagem longas do fim de semana. E portanto não rendem tanto quanto poderiam. Deixando de lado dicas importantes e pecando no bom rendimento. Esse tipo de prova tem que ter um treinamento adequado, por ser uma prova que exige muito da sua resistência, de velocidade. Quando, você permanece o maior tempo possível no máximo de velocidade que consegue aguentar.

A Primeira dica é saber como o esforço que você exerce nessa distância atua no seu corpo. Na parte fisiológica o organismo do corredor trabalha com o metabolismo aeróbio, e passa a maior parte do tempo na zona mista, em que também se faz presente o metabolismo anaeróbio. A atuação de um sobre o outro depende da duração e da intensidade, ou seja, num exercícios de baixa intensidade com longa duração predomina o metabolismo aeróbio, enquanto isso nas atividades de alta intensidade e curta duração predomina o anaeróbio. Fazendo com que o corpo acostume da melhor forma possível com esse esforço, com os treinamentos que usamos os intervalados ou fartlek, nos ajuda a condicionar o organismo e a trabalhar no anabolismo.

Já a segunda dica é que dentre os treinos temos que saber se encontrar. Temos que saber em qual nível estamos, podemos considerar um iniciante em 10km aquele corredor que tem pouco tempo de treino, e que já participou de provas em curtas distâncias, mas que poucas vezes, ou nunca, correu distância igual ou maior que 10km, tanto em treinos como em provas.  O intermediário nos 10km, essa distância, pois já está acostumado tanto no treino como na corrida. E o avançado também faz provas e treinos em distâncias maiores, mas já com o objetivo de chegar bem colocado na categoria ou até no pódio geral. É aquele que é mais competitivo. 

Geralmente é mais privilegiado geneticamente, mas ainda não é considerado um atleta de elite, esse corredor é aquele que corre 10km em menos de 40 minutos e pode ser considerado avançado. 

Seguindo essa linha de pensamento, para termos um bom treino temos que treinar de 4 a 5 vezes por semana procurar intercalar treinos com rodagens, rampas, fortalecimento e intervalados, e realizar exercícios com técnicas de corrida, mudanças de ritmos e tiros adaptativos aos objetivos do corredor. O tipo de ritmo a ser utilizado na prova é muito importante para o ganho de confiança e de melhora nos resultados positivos, portanto intervalados “tiros” de 600m e 2000m são muito importantes nesta fase do treinamento.

Mas diferente dos 5 Km os 10 Km é uma prova muito dura pois temos que trabalhar muito com a resistência de velocidade, e com isso acabamos ficando sem gás antes do fim da prova, por isso temos que pôr em pratica as técnicas e o que se treinou.  Outra dica é sempre fazer a primeira parte da prova num ritmo mais lento que a segunda. Se sua meta é fazer em 40 minutos, os primeiros 5km seriam completados em 20, 21 minutos e o restante em 19,20.

Seja para bater seu tempo ou para completar o percurso, a preparação tem que ser correta para podermos aproveitar ao máximo o próprio potencial na distância mais popular da corrida de rua.

Dicas do professor Eder Vaz CREF 5194 G/MS



Bons treinos!










Nenhum comentário:

Postar um comentário