Salto do rio Sucuriú. Foto Josiaas |
No período de 21 a 24 de abril de 2016, a cidade de
Costa Rica (MS), localizada a 380 km da capital
Campo Grande (MS), será sede da 2ª Copa América de Corrida de Aventura.
A organização da competição é da CBCA (Confederação Brasileira de Corrida de
Aventura), em parceria com as federações e entidades estaduais e internacionais
(já existentes em diversos estados e Países das três Américas) e conta com
apoio da Prefeitura Municipal de Costa Rica.
Para esta competição, como critério de seleção,
serão convidadas as melhores equipes das Américas (Norte, Central e Sul), tendo
como expectativa reunir 156 atletas.
A Copa América tem o objetivo de
difundir e dar maior visibilidade ao esporte Corrida de Aventura, popularizando
a sua prática para a melhoria da qualidade de vida de cada cidadão, levantando
a sua bandeira pela preservação da natureza e conscientização ecológica; além
de contribuir para o desenvolvimento do turismo de aventura e do agro e eco turismo
através de ações eco sociais e apoio ao projeto social.
Conforme o presidente CBCA e diretor
Geral da 2ª Copa América de Corrida de Aventura, Mauricio Santi, a realização
da edição de 2016 na cidade de Costa Rica, é uma forma de divulgação do esporte
de aventura no Brasil e no Mato Grosso do Sul, explorando assim o eco turismo.
“Além de divulgarmos os pontos de turismo do País e do Estado, consagrando
assim o Brasil como um exemplo de organização neste esporte que cresce em todo
o mundo, e consolidar o País um dos principais fomentadores do Turismo e
Esporte de Aventura no Mundo”.
“O Brasil, e particularmente o Mato
Grosso do Sul, possuem regiões geográficas belíssimas e de grande potencial
para os eventos de aventura, entre outros. Mediante esse evento, a CBCA
acredita que a sua realização é muito bem-vinda e de grande retorno para todas
as partes envolvidas”, garante Santi.
Mauricio Santi complementa que a data
da competição foi definida em comum com o prefeito Waldeli dos Santos Rosa, de
acordo com a disponibilidade de datas do calendário nacional para melhor
estruturarmos e aproveitarmos o evento. Os monitores de ecoturismo que
trabalharem como Staffs na copa vão receber certificados de participação
capacitando-os para outros eventos futuros.
“Um fator importante deste evento será
as ações eco sociais que serão realizadas durante a competição, entre os
organizadores e atletas, como plantar mudas de árvores no Parque Ecológico
Vilibaldo Rodrigues Barbosa ‘Vilibaldo’, visando o reflorestamento com árvores
nativas”, comentou o prefeito Waldeli.
O Esporte
A Corrida de Aventura é um esporte que envolve diversas modalidades esportivas
como: Natação, Mountain Biking, Orientação com Bússola, Canoagem, Trekking,
Running, Raffting, Escalada, Rappel, Cavalgada, Travessias de Rios, Costeiras e
outros.
Essas modalidades se revezam para cumprir um determinado percurso de aproximadamente 200 km. Além de muito preparo físico razoável, os competidores necessitam de estratégia e de um exemplar trabalho em equipe para completar a prova. Os percursos passam por locai hostis ainda não explorados e como são dos mais hostis a maravilhosas paisagens. Contemplam áreas urbanas e exploram regiões rurais, promovendo o agro e eco turismo. O maior objetivo é alcançar a maior integração possível com a natureza.
As equipes navegam por cartas
cartográficas com pontos de passagem obrigatórios, elas tem liberdade para
escolher o trajeto, salvo os exigidos pela organização. O PC – Ponto de
Controle – registrará a passagem da equipe e horário. Ganha a prova, a equipe
que terminar primeiro todo o percurso, tendo passado em todos os pontos
obrigatórios e não tenha infringido nenhum item do regulamento. A Corrida de
Aventura vem se transformando em potência nacional com geração de atletas de
alto rendimento. A CBCA busca a popularização e desmistificação do esporte para
que pessoas “de todos os tipos” possam participar da competição.
Confira abaixo uma prévia do
cronograma da 2ª Copa América de Corrida de Aventura:
• 18/04/2016 – 20 horas: Chegada da Diretoria da CBCA em
Costa Rica;
• 20/04/2016 – 23 horas: Receptivo, chegada das Equipes
nacionais e internacionais no Aeroporto Internacional de Campo Grande – MS e
saída para Costa Rica de ônibus;
• 21/04/2016 – 10h às 16h: Checagem de equipamentos/projeto
eco social;
• 21/04/2016 – 18 horas: Cerimônia de abertura e briefing;
• 22/04/2016 – 10 horas: Largada dos atletas;
• 23/04/2016 – 12 horas: Previsão de chegada dos primeiros
competidores;
• 23/04/2016 – 19 horas: Cerimônia de encerramento/premiação;
• 24/04/2016 – 01 hora: Transporte dos atletas rumo ao
Aeroporto Internacional de Campo Grande;
*Cronograma final da copa será divulgado até 30 dias do evento.
Corrida de Aventura
Inscrições:www.cbcaventura.org.br
Israel Espíndola com Assessoria
Nenhum comentário:
Postar um comentário