quinta-feira, 22 de outubro de 2015

“Calor, Exaustão, e Alta Intensidade nos exercícios” Cuidado com a Desidratação!




Salve corredores! É com muita tristeza que escrevo este texto, mas é preciso alertar os atletas amadores e profissionais sobre o perigo da desidratação nas provas em que colocamos nosso corpo ao  limite.

No domingo (18),de outubro, de 2015,  um atleta que participava de uma prova de Mountain bike onde  percorreu  102 quilômetros, o biomédico Marlus de Souza Freitas, 30 anos, morreu na madrugada de terça-feira (20). Ele estava internado desde o último domingo (18), com quadro de desidratação severa, o atleta passou  mal durante competição de ciclismo, que aconteceu em Rochedinho (MS). “Lamentamos muito!”.

Amigos, atletas,  é preciso respeitar o nosso corpo, ainda mais que estamos em uma primavera com temperaturas altíssimas, e mesmo você que está acostumado a correr longas distâncias, sabe da necessidade de estar se hidratando durante o percurso. Mesmo em provas curtas, é importantíssimo que o atleta esteja bem hidrato e principalmente tome água nos pontos de hidratação que existe no trajeto.

Durante os treinos a mesma coisa, leve junto uma garrafa de água ou isotônico, mas não deixe de se hidratar.

A desidratação é uma doença potencialmente grave que se caracteriza pela baixa concentração não só de água, mas também de sais minerais e líquidos orgânicos no corpo, a ponto de impedir que ele realize suas funções normais.  A enfermidade pode ser secundária a diarreias agudas e afetar pessoas de todas as idades, principalmente em atletas durante exercícios de alta intensidade.


Lembre-se que a maior conquista não são as medalhas que recebemos ao terminar as corridas de rua, são nossas famílias que irão nos abraçar pela conquista!

Nenhum comentário:

Postar um comentário