sexta-feira, 9 de outubro de 2015

Correr com música ou sem?


Foto divulgação

Salve corredores!

Alguns dias atrás um amigo me perguntou o que eu ouvia durante os treinos, e as corridas? Ao responder que não escutava nada! Veio o espanto, “nada? Como assim?”.

Disse que até tentei ouvir, fiz um playlist de música empolgantes, mas durante o percurso veio a  frustração, suor e fone de ouvidos não combinam, e a todo instante ele saia do ouvido... E isso foi me incomodando tanto até  que no meio da corrida arranquei os fones e desisti de ouvir.

Na busca de melhorar o desempenho estou lendo tudo sobre corridas e treinamentos, e claro faço um filtro daquilo que acho desnecessário, mas tenho percebido que muitos atletas amadores estão se questionando com o uso ou não da música durante o exercício físico, e corridas.

Então resolvi meter o dedo nesta ferida e fui pesquisar, e confesso que encontrei todos os tipos de respostas, e digo senhores corredores, que impasse!

Há aqueles que defendem correr sem os fones e ouvir suas passadas, sentir seu corpo (lembre de um livro O corpo fala: a linguagem silenciosa da comunicação não-verbal do autor Pierre Weil),  e o corpo fala muito.

Principal motivo para que você deixe os fones de ouvidos de lado durante os treinos é pra você prestar atenção na forma que seu corpo esta se comportando durante o percurso, assim você evita os riscos de lesionar.

A música é capaz de tirar sua concentração e tira mesmo, super envolvente e muda seu estado de espírito rapidamente e se você estiver ouvindo no volume máximo além de no futuro ter um problema de audição, isso pode causar também um acidente se estiver correndo na rua. E com certeza outros sons irá ouvir!

Não. Não estou dizendo que sou contra escutar música ou que sou contra fone de ouvido, aliás muito pelo contrário, eu amo escutar uma boa música para me concentrar e para curtir a vida um pouco. Faça a experiência de correr ao som de Gonna Fly Now?  Ou ao som de  Eye of the Tiger, ambas do filme Rocky, o Lutador, lembrando da cena do ator Sylvester Stallone correndo pelas ruas da Filadélfia.


"A batida da canção pode acelerar ou diminuir o rendimento. Maratonas nos EUA consideram tocadores de música "dopping" ( Site IG saúde e bem estar).
 E vocês preferem correr com ou sem músicas?



I

Nenhum comentário:

Postar um comentário