sexta-feira, 2 de outubro de 2015

“Corrida e leitura” Exercitando todos os músculos

Foto Divulgação


Salve corredores!

O título esta equivocado de propósito é apenas uma brincadeira,  pois o cérebro não é um músculo, mas a intenção é além de incentiva-los a correr é também ter o costume de ler, convido você a experimentar a leitura e o esporte. “Se você já faz isso, parabéns!”

Bom o cérebro não é um músculo, mesmo! Ele é um órgão composto por neurônio, mas é preciso exercita-lo, e não se trata, é claro, de um trabalho muscular. De acordo com os pesquisadores é preciso manter uma atividade constante para os neurônios (as células nervosas do órgão), assim, o cérebro fica afiado e não atrofia, como um músculo que não é usado. E a melhor forma de exercita-lo é uma boa leitura!

Uma das dicas de leitura que gostaria de compartilhar com você são as obras de escritores relatando suas vidas em provas de corrida, “e se você leu algum livro que não esteja nesta lista, por favor comente no espaço abaixo o título e o autor.”

Foto Divulgação
Sem dúvidas nenhuma  neste ano de 2015 o livro mais “devorado”, pelos atletas amadores ou profissionais foi  o “Correr” do médico Drauzio Varella, “eu também li e gostei muito!”.


Mas existem outros e aqui aproveito para indicar:

- Nascido para correr – Christopher McDougall
Releases de acordo com autor:

O autor, fã de corridas ao ar livre, conta em seu livro a história dos índios Tarahumara, que habitam a região de encostas e cânions na fronteira mexicana com os Estados Unidos. 

Embora tentem parecer o contrário, eles são os melhores corredores do mundo – correm o equivalente a quatro vezes uma maratona, nos piores terrenos e condições.

Não gostam da presença de estranhos e preferem viver somente entre eles. Mc Dougall, em suas inúmeras tentativas de aproximação, passou até por narcotraficantes perigosos para conseguir contato e a confiança desta tribo distinta.

Por ser escrito em uma linguagem de fácil entendimento, o livro é indicação certeira para todos que desejam descobrir novos mundos e experiências, e que gostam de uma boa aventura. Quer coisa melhor?

- Era uma vez um corredor – John L. Parker. Jr

Leitura obrigatória para quem não vive sem correr. Se você nunca ouviu falar desse livro, ainda dá tempo de lê-lo e se emocionar a todo tempo.

Lançado em 2011 em português, o romance sobrecorrida nos conta a história de Quenton Cassidy, universitário e corredor de média distância, que tenta a todo custo quebrar a barreira de uma milha (1,6 km) em menos de 4 minutos.

Com seu caráter forte e perseverante, Cassidy nos convida a seu universo, que em momentos é prazeroso e, em outros, parece enlouquecedor. Parece que sofremos junto com ele e a sua evolução passa a ser também a nossa. Leia e se apaixone por essa história de superação!

- 50 maratonas em 50 dias – Dean Karnazes

O que é ter resistência? O que é somar muitasprovas no currículo? Dean Karnazes com certeza sabe muito bem. Ele já correu 560 km ininterruptos, uma maratona no pólo sul e venceu a Ultramaratona de Badwatter. Para provar ainda mais sua coragem e força, ele decidiu correr oEndurance 50, desafio contado no livro. Foram ao todo 50 maratonas, em 50 estados americanos, em 50 dias consecutivos.

Com uma linguagem fácil, explicações sobre como correr melhor e se aprimorar mais, o livro narra a aventura desse incansável atleta amador que se diz comum. Nele, você vai entender como Kanazes conseguiu completar essa façanha e, de quebra, descobrir alguns segredos úteis para todos que querem levar uma vida saudável e vencer desafios cada vez maiores.


Existem outras obras, outros autores e muito mais para você ler e ficar entusiasmado em correr, boa leitura e lembre-se: “estamos correndo juntos!”.

Israel Espíndola
Jornalista
DRT/MS 929

Nenhum comentário:

Postar um comentário