terça-feira, 6 de outubro de 2015

Dicas do Treinador: DESAFIOS DOS CORREDORES!


Foto Ilustração


Salve Corredores! Hoje em dia a grande dificuldade para a melhora da condição física e melhora dos seus tempos nas provas seja elas de 5 ou 10 km.  Isso devido a grande maioria dos praticantes de corrida é ou já foi totalmente sedentário, tornando assim cada vez mais difíceis a alcançarem os seus objetivos de melhora do seu desempenho e dos seus tempos nas provas, exigindo um maior período de treinamento. Portanto nessa etapa vejo muitos corredores anônimos cometerem muitos erros, que é ao chegar às provas de 5 ou 10 km, ao invés de melhorarem as suas performances nas distâncias, acabam indo para provas maiores meia-maratona e maratona. Muitas vezes, tudo isso sem um acompanhamento de um profissional Educação Física, onde os mesmos passam a assumir grandes riscos de lesões e over training. Pelo fato de não saberem dosar o volumes e as intensidades dos exercícios e intercalar as cargas para suas capacidades.
Mas boa parte desses corredores até chegam a correr as provas de meia-maratona e maratona, em contrapartida também querem melhorar suas marcas nas provas de 5 e 10 km. Uma vez que correr abaixo dos sub 40 e 50 minutos não é tarefa fácil, visto que hoje em dia a grande maioria sejam eles corredores anônimos ou atletas amadores optam pela corrida mais pela busca do bem-estar físico, mental e social. “À medida que conseguem o correr abaixo dos sub 40 e 50 não tenham vantagens, No entanto a propaganda que se faz sobre a corrida é de uma modalidade que nos traz prazer sem sofrer, sendo que para melhorar não é preciso treinar, apenas correr”. Situação essa acaba distanciando muito essas pessoas dos treinos por esgotarei fisicamente para baixar seus tempos, e consequentemente, temos cada vez menos pessoas baixando suas marcas pessoais, ou seja, sub 40 e 50 nos 10 km.
Sendo que para baixar as marcas nos 10 km, é necessário realizar treinamentos de ritmo em forma de intervalados (tiros), fartleck, progressivo de ritmo e alternados a volumes correspondentes à distância ou tempo. “Muitos desses volumes precisam ser feitos próximo ao tempo que se pretende fazer em uma prova, conhecido como ‘test. run’, e vários desses corredores desconhecem esses métodos de treinamentos dificultando assim mais ainda baixarem seus tempos”.
Entre os benefícios do treinamento se destaca a melhora da capacidade cardiorrespiratória a satisfação estampada no rosto de quem consegue obter ou superar uma marca. Os pontos negativos são não termos muitas opções de locais adequados para esse tipo de treinos de velocidade, como é o caso de Campo Grande, onde a preparação ocorre nas Praças Belmar Fidalgo, Altos da Avenida Afonso Pena e Parque dos Poderes, locais esses que são disputadíssimos, com corredores dividindo espaço com praticantes de outras modalidades esportivas, motoristas, ciclistas e pedestre. Tornando assim comum algum acidente com corredores que, se estiver em ritmo forte, o risco aumenta. Problema esse que se repete em todas grandes cidades do Brasil. Além do mais, o desgaste do treinamento em si para baixarem seus tempos, para pessoas que nunca tiveram histórico de atividades físicas. Torna-se quase impossível, mas é necessária muita dedicação para se chegar lá.
Lembro muito bem o quanto é difícil baixar marcas e recordes. Pois comecei muito cedo no atletismo e hoje tenho 33 minutos como melhor marca-nos 10 km. Mas para chegar a ela a dedicação foi grande. Ou seja, sem uma dose de sofrimento, não dá para chegar aos sub 40 e 50 minutos nos 10 km.

Conheça o "Ceará"

Francisco Maurício Fernandes de Sousa, ex-militar e atleta da Força Aérea Brasileira/Base Aérea de Fortaleza. Vim passear em Campo Grande-MS em abril de 2009 a convite de uma irmã onde após uns meses acabei fixando residência aqui em Campo Grande. Em julho do mesmo ano voltei a competir nas corridas de rua após o tratamento de uma lesão.
No ano de 2010 passei a me destacar nas corridas de rua da cidade Campo Grande e interior de Mato Grosso do Sul. No ano seguinte foi em busca da realização de um grande sonho que, era cursar a faculdade de Educação Física. Prestou o vestibular na Universidade Católica Dom Bosco. Onde conseguiu uma bolsa pra representar aquela instituição como atleta, vindo a concluir com êxito no final de 2014 a faculdade de Educação Física. Ultimamente me afastei um pouco das corridas de rua em virtude de uma lesão no Joelho e se dedicar mais a minha profissão. Hoje sou professor de Educação Física no Comitê de Cultura e Esporte COCESP/SED/MS e Preparador físico de corredores.

Dentre as minhas principais conquistas aqui em Campo Grande está.
1º Colocado na 1ª Corrida das Aguas Guariroba. Prova 5km 2012
1º Colocado no Circuito de Corridas da Caixa. Prova 5km 2012
1º Colocado na Corrida dos 113 anos de Campo Grande. Prova de 5km. 2012
1º Colocado na Mini Maratona do SESC. Prova de 5 km 2012 e 2º colocado em 2013

Também participei de varias corridas pelo Brasil representando a Força Aérea Brasileira dentre elas a tradicional Corrida de São Silvestre.


Nenhum comentário:

Postar um comentário