sexta-feira, 27 de novembro de 2015

Educativos de corrida para iniciantes


Uma das melhores formas para começar a correr é aprender os exercícios educativos de corrida que torna a sua corrida mais eficiente. Os educativos tem a função de melhorar a coordenação do corredor, esses exercícios permitem que o atleta poupe energia a cada passo e, desta forma, consiga correr por mais tempo e melhor e assim aumentar sua amplitude da passada e velocidade. Os educativos também trabalhamos o movimento dos braços com o intuito de aprimorar a movimentação completa da remada.

Desde os iniciantes até os corredores mais experimentados podemos e devemos investir nessa atividade. Além dos benefícios, os exercícios auxiliam na prevenção de lesões. Exercícios educativos servem para que você aprenda a gastar menos energia enquanto estiver correndo. O que te possibilitará correr mais longe, mais rápido e por mais tempo.


Indico que se faça esse tipo de atividade em todos os treinos específicos de corrida ou 3 vezes por semana. Veja alguns educativos que você pode começar a fazer agora mesmo:

Skipping

Corrida com elevação alternada dos joelhos até a altura dos quadris, pisando sempre com a parte anterior do pé.
Objetivo: correção e amuamento do tamanho da passada;
Execução: corrida parada elevando o joelho até a altura do quadril(alto) e elevação de 45º no baixo. Manter os braços em um angulo de 90º.
obs: A diferença do alto e baixo está no tipo de competição visada pelo atleta. Geralmente o Skiping alto é para provas de velocidade e curtas e o baixo para corredores de longa distância. Porém, nada impede que você execute os dois.


Anfersen

Corrida com elevação dos calcanhares, tentando tocar os glúteos. Tronco levemente inclinado para frente.
Objetivo: aumentar a amplitude da passada;
Execução: correr jogando os pés alternadamente para frente, como se estivesse chutando. Coordenar o movimento lateral dos braços.


Houpserlauf (passeio no bosque)


 Sequência de saltos com elevação alternada dos joelhos, aterrissando com os dois pés no chão. Os braços também são elevados coordenadamente.
Objetivo: melhorar a postura do quadril;
Execução: elevar pernas e braços alternadamente dando um pequeno salto a cada elevação. Pode ser feito parado ou em deslocamento.


Kickout (soldadinho)

Correr chutando as pernas para frente, com os braços se movimentando coordenadamente. Objetivo: aumentar a amplitude da passada;
Execução: correr jogando os pés alternadamente para frente, como se estivesse chutando. Coordenar o movimento lateral dos braços.

Dribling

Corrida leve com movimentação da articulação do tornozelo.
Objetivo: fortalecer e aumentar a mobilidade do tornozelo;
Execução: elevar o calcanhar alternadamente sem tirar os pés do chão (parado e em movimento), mais movimento lateral dos braços.


Dicas do professor Eder Vaz Rodrigues CREF 5194 G/MS



Nenhum comentário:

Postar um comentário