quinta-feira, 19 de novembro de 2015

Endorfina vicia? Vicia!



Salve corredores!

Quantos de nós não ouvimos falar desta substância produzida pelo nosso próprio organismo, a Endorfina. Mas e o que ela é capaz de provocar em nós?

ENDORFINA é um neuro-hormônio produzido pelo próprio organismo na glândula hipófise. 

Sua denominação se origina das palavras endo (interno) e morfina (analgésico). O que se sabe, com certeza é que a endorfina tem uma potente ação analgésica e ao ser liberada estimula a sensação de bem-estar, conforto, melhor estado de humor e alegria.

É ela também responsável por vocês sairem em dias de frio, chuva e até mesmo muito calor para correr, se você se enxergou em uma destas hipóteses então você é viciado.“Viciado em endorfina!”

Além do seu efeito analgésico, acredita-se que as endorfinas controlem a reação do corpo à tensão, regulando as algumas funções do sistema nervoso autônomo como as contrações da parede intestinal e determinando o humor. Elas podem também regular a liberação de outros hormônios.

“Meu Deus sou um drogado?”

Voltando ao começo deste texto, temos algumas descrições – “…bem-estar… mistura de euforia, prazer e satisfação… impressão de paz e tranquilidade…” – que em muito se assemelham a um relato sobre o uso de drogas. Não é coincidência. Os especialistas em medicina do esporte definem a endorfina como “uma droga opióide, ou seja, uma substância, sintética ou não, que age como o ópio, mas não deriva dele”.

Ainda de acordo com os especialistas “A semelhança com estas drogas, ela funciona como uma substância inibitória, que promove as sensações de calma, tranquilidade e relaxamento”. Daí a diferença fundamental entre a endorfina e as drogas cultivadas ou fabricadas pelo homem: ela é endógena, produzida pelo nosso próprio organismo, mais especificamente, dentro do sistema nervoso central de pessoas de todas as idades e ambos os sexos.

Ainda não dá para estabelecer o momento exato em que acontece essa liberação muito menos a quantidade libertada, já que as substâncias que, como a endorfina, age na corrente sanguínea, o fazem de maneira diferente em cada indivíduo.

"E antes que me critiquem a endorfina é liberada pelo organismo em toda prática esportiva!"


Nenhum comentário:

Postar um comentário