Tá difícil sair de casa e fazer um exercício no calor? Imagine então enfrentar uma dessas maratonas aqui.
Sejamos honestos: correr uma maratona ou uma ultramaratona exige muito. Mas completá-la sob temperaturas de até -40ºC? Aí estamos falando de condições extremas.
Apresentamos as sete corridas mais frias do mundo, aquelas de congelar barba, cabelo e bigode.
Agarre a sua térmica e dê uma olhada nestas pistas congelantes. E se no meio do caminho você se sentir inspirado, confira a Maratona Mundial Wings For Life que vai ocorrer simultaneamente pelo mundo todo em maio deste ano.
1ª Uma corrida no topo do mundo
Corrida: North Pole Marathon (Maratona Pólo Norte)
Local: O nome diz tudo, no Pólo Norte
Temperaturas: Entre -25ºC a -40ºC. Com o vento chegam a -60ºC
Quando eu posso participar? A inscrição para abril de 2017 estão abertas
Fator congelante: 9/10
Um monte de coisas pode passar pela sua cabeça enquanto você corre no Pólo Norte: ataques de urso polar, o ardor do vento frio ou mesmo o fato de não haver terra firme sob seus pés.
Richard Donovan, organizador e a primeira pessoa a correr pela North Pole Marathon, comenta: "os maiores desafios para os competidores são as condições do caminho e o frio extremo. Como organizador, eu também levo em conta a ameaça de um ataque de urso polar, por isso haverá guardas armados no local para lidar com uma eventualidade como esta, atirando - por exemplo - para espantar os ursos para longe. Além disso, não existe terra firme no Pólo Norte, os competidores correrão sobre uma camada de gelo sobre o oceano, por isso idealizei um trajeto que evite 'furos' ou rachaduras no gelo que exponham a água abaixo".
2ª Um role pelo topo do mundo
Corrida: Antarctic Ice Marathon (Maratona do Gelo Antártico)
Local: 80 graus sul, apenas a alguns quilômetros de distância do Pólo Sul
Temperatura: -20C e a possibilidade de fortes ventos catabáticos
Quando eu posso participar? As inscrições para 2017 estão abertas
Fator congelante: 8/10
Você pode correr no Pólo Sul de duas maneiras: através da meia maratona e da maratona completa em novembro. Esta é a única corrida no interior antártico. Logo, para aqueles que querem completar uma maratona em todos os continentes do mundo, é melhor você vestir o seu protetor ocular, embarcar num avião rumo ao Chile e de lá tomar o voo final para a Geleira União, na Antártica.
3°Ultramaratona no Ártico
Corrida: 6633 Ultra
Local: Das Planícies Eagle, no estado de Yukon, Canadá, ao Oceano Ártico, em Tuktoyatuk
Temperaturas: Geralmente por volta dos -30ºC e -40ºC, com a menor temperatura registrada em -52 no ano de 2008. Considerando o vento, a sensação térmica chegou a -78ºC
Quando eu posso participar? Março de 2016
Fator congelante: 8/10
Uma das ultramaratonas mais frias, ventosas e extremas do planeta. Trata-se de uma corrida non-stop, de 200 a 500 quilômetros inteiramente feita por conta própria, cruzando o Círculo Polar Ártico. Saber correr não é o suficiente, aqui os competidores devem arrastar trenós com sua própria comida, itens de cozinha e vestimenta. As temperaturas rondam a casa dos -30, -40ºC, mas pode ser ainda mais frio em alguns lugares. Os organizadores da corrida nos contaram que, em sete anos maratona, o recorde de temperatura foi de -52ºC em Inuvik, com sensação térmica de -78ºC na Passagem de Wright.
4°Uma Martona em uma cidade nada calorosa
Corrida: The Hypothermic Half Marathon (A Meia Maratona Hipotérmica)
Local: Espalhada pelo Canadá - sendo Manitoba a região mais fria
Temperatura: -47ºC com vento no ano passado
Quando eu posso participar? Em Manitoba, com inscrições no dia 7 de fevereiro de 2016, mas a corrida acontece entre janeiro e março
Fator congelante: 8/10
Os termômetros bateram -47ºC no ano passado, mas ainda sim 500 pessoas fizeram parte desta congelante meia maratona. Sediada em Winnipeg, Manitoba, a cidade é famosa por seu clima... frio! Até mesmo a NASA nomeou um pedaço de Marte com o nome desta metrópole depois que ela atingiu temperaturas iguais ao Planeta Vermelho.
5ª É verão, mas com -20°C
Corrida: The Antarctic Ice Ultra (Ultramaratona do Gelo Antártico)
Local: Pólo Sul
Temperaturas: -20C
Quando eu posso participar? As inscrições para os 100 km em janeiro de 2017 já estão abertas
Fator congelante: 10/10
Este é o único evento de 100 km no Pólo Sul e é uma corrida para grandes atletas de resistência. Christian Schiester (foto acima) venceu a corrida em 2007 com a marca de 19h 58m 14s. O caminho é árduo: os 100 km parecem infinitos quando se está na vastidão branca da Antártica, onde o sol nunca se põe durante o verão!
6ª Maratona no gelo Siberiano
Corrida: Siberian Ice Marathon (Maratona de Gelo Siberiano)
Local: Sibéria, Rússia
Temperaturas: -32ºC foi a temperatura mais baixa registrada
Quando eu posso participar? A meia maratona de 2016 aconteceu no dia 7 de janeiro, mas você pode conferir o site para datas futuras
Fator congelante: 8/10
A diretora da corrida, Inna Chernoblavskaya, comenta sobre ambos os eventos (meia maratona e maratona inteira): "nós temos entre 800 a 900 corredores de todas as partes do mundo. Cada um se prepara a sua maneira para o trajeto, mas a preparação mais interessante foi uma dentro de uma fábrica de geladeiras. Tivemos um grupo de suíços que realmente fez isso para se preparar!"
7ª Menos frio, mas que causa hipotermia
Corrida: Tough Guy (O Durão)
Local: Reino Unido
Temperaturas: Alguma coisa abaixo de zero.. mas você também vai se molhar
Quando eu posso participar? 31 de janeiro de 2016
Fator congelante: 9/10
É uma corrida com obstáculos - com obstáculos congelados. Ou seja, ela não é chamada de corrida do "durão" à toa. Os competidores enfrentam 200 obstáculos, incluindo piscinas d'água congeladas. Ela vai testar o seu espírito e a sua habilidade de driblar o frio. Numa delas, 600 pessoas foram tratadas com os sintomas de hipotermia!
Fonte: Red Bull
Nenhum comentário:
Postar um comentário