segunda-feira, 4 de abril de 2016

Dicas do professor: O desafio de emagrecer com a Caminhada e a Corrida






Olá Corredores a Corrida de Rua vem se tornando de grande importância dentro de uma sociedade, combatendo vários malefícios, como as drogas, o álcool e até mesmo o sedentarismo e a obesidade. 

A Corrida de Rua por ser um esporte barato e de fácil prática, com isso aumentado também as assessorias que quando bem orientadas ajuda milhares de pessoas que tem aderido esta ideia e o número de praticamente vem crescendo surpreendentemente.

E há vários corredor que, além de adorar as Corridas de Rua, também pensa em emagrecer com a corrida. E ai vem aquela pergunta mais comum de como fazer isso de maneira saudável e correta? Para emagrecer com a corrida deve ser feito longe das ruas e pista.

Primeira coisa é procurar um médico para realizar exames que mostrem se a pessoa está apta ou não para começar a praticar a atividade. Os exames mais comuns são o teste ergométrico, o hemograma completo e o ecocardiograma, mas outros exames poderão ser solicitados, dependendo da avaliação feita pelo profissional.

E para emagrecer com a corrida não é preciso pressa. Se você está saindo agora do sedentarismo ou de obesidade, deve começar devagar, respeitando seus limites. 

O ideal e começar com a caminhada com um trote bem leve, aliado a alguns exercícios de fortalecimento articular preparatório para a atividade. Dessa forma esses treinos estimulam o organismo a evoluir fisicamente, usando gordura como fonte de energia. 

Para você atingir seu objetivo de emagrecer com a caminhada e a corrida é importante que você cuide muito de sua alimentação. A caminhada pode ser feita com variação de ritmo trote/caminha com isso ajuda mais a queima de gordura do que só caminhar. 

Então o importante é que você faça pelo menos 5 vezes por semana com duração mínima de 30 minutos, respeite seu corpo e procure manter sequência nos treinos de preferência com atividades previstas e orientada por um treinador. 

Atividades físicas que mantêm o batimento cardíaco entre faixa de 60% a 70% são os mais indicados. Mas lembre-se, emagrecer não acontece de uma hora para outra e pode durar semanas e até meses para que você comece a notar alguma diferença em seu corpo.

E se você combinar a corrida com uma dieta saudável com baixa calorias e menor consumo de gordura saturada, os resultados aparecerão mais rápido. Ao ganhar músculos com a prática de exercícios o seu corpo passará naturalmente a queimar mais calorias do que antes. 

O triste da corrida é que se você fazer a mesma quantidade de exercício todos os dias, o seu corpo se adaptará e precisará cada vez de menos energia para realizar essa atividade. Se você correr a mesma distância na mesma velocidade todos os dias é muito provável que queimará menos calorias do que costumava queimar no início. 

Para que isso não aconteça é preciso aumentar a intensidade, velocidade e duração do treino. E fica a dica para você aos poucos migrar para a corrida, com isso você poderá conseguir emagrecer usando a gordura como fonte de energia, esse treinamento deverá atingir durante o maior tempo possível uma faixa cardíaca determinada no teste ergométrico.

Dicas do professor Eder Vaz CREF 5194 G/MS



Bons treinos!
        




Nenhum comentário:

Postar um comentário